A Secretária de Estado das Mulheres do Piauí (SEMPI), Zenaide Lustosa, participou da solenidade de abertura do II Curso de Capacitação ao Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar. O evento, organizado pela Coordenadoria de Prevenção e Enfrentamento à Violência Doméstica – Patrulha Maria da Penha, ocorreu no Auditório do Plenário da Corregedoria do Tribunal de Justiça e segue de hoje, 21/11, até 23/11.
Diversos temas relevantes foram discutidos, incluindo os entendimentos jurisprudenciais da Lei Maria da Penha, atividades da Patrulha Maria da Penha, medidas protetivas de urgência e os padrões comportamentais que perpetuam a cultura da violência. Um dos momentos marcantes será a visita técnica à Secretaria Estadual das Mulheres do Piauí, agendada para o dia 23/11, das 13h30 às 18h30.
Zenaide enfatizou a importância de um ambiente acolhedor e orientador para as mulheres vítimas de violência, destacando que muitas deixam de denunciar por falta de suporte emocional e medo de julgamentos. Ela ressaltou que a violência doméstica está vinculada a diversos fatores, como questões econômicas, dependência afetiva e sociais, dificultando a denúncia por parte das mulheres.
A secretária ainda citou o relatório dos dados de violência contra a mulher divulgados recentemente pelo Fórum Brasileiro de Segurança: “Os dados mostram que no primeiro semestre de 2023 houve o aumento de mais de 20% dos boletins de ocorrência nas delegacias especializadas”, informou. Segundo ela, esse índice é importante porque reflete as campanhas educativas feitas pela SEMPI durante todo o ano. Zenaide ainda ressalta que apenas com ajuda e envolvimento real do Estado, a sociedade poderá avançar e extinguir a violência.
A Coronel Elza, presente no evento, realçou a relevância do curso de capacitação e anunciou a expansão da base da Patrulha Maria da Penha em várias cidades do interior do Estado, ampliando o alcance dessa política já implementada em municípios como Picos, Floriano, Parnaíba e Piripiri. Elza reforçou a importância de encorajar as mulheres a saírem de ambientes marcados pela violência, incentivando uma vida com respeito, amor e companheirismo.
A SEMPI, em conjunto com a Polícia Militar do Piauí, visa capacitar os profissionais para que atuem no acolhimento das mulheres vítimas de violência de forma mais humanizada, buscando construir uma Rede de Atendimento mais integrada às mulheres em situação de violência doméstica.
Tags: #SEMPI #violênciadoméstica #mulheres