No último 23 de novembro, a Secretaria de Estado das Mulheres (SEMPI) recebeu a visita técnica da Patrulha Maria da Penha, integrada por 125 policiais militares de diferentes municípios, como Oeiras, Bom Jesus, Esperantina e Amarante. Essa visita ocorreu como parte do II Curso de Capacitação ao Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar. O encontro foi uma oportunidade para os policiais conhecerem as instalações da SEMPI, compreenderem o funcionamento das diferentes diretorias e se inteirarem sobre a rede de atendimento à mulher em situação de violência.
Durante a capacitação, os policiais puderam adquirir conhecimento sobre a identificação da violência doméstica, a atuação da Central de Atendimento e a implementação de políticas, como o Ônibus Lilás e o protocolo “Ei, mermã, não se cale”. A gerente do Centro de Referência, Joelfa Farias, guiou os presentes, apresentando minuciosamente cada espaço, desde a Diretoria Financeira até a Diretoria de Enfrentamento, proporcionando uma visão abrangente do funcionamento interno da Secretaria.
Essa iniciativa reforça o compromisso da SEMPI em capacitar os profissionais acerca do atendimento às mulheres que sofrem violência e se afina às campanhas “21 Dias de Ativismo” e “Piauí Sem Misoginia”, cujo objetivo é combater as diversas formas de violência e engajar os profissionais responsáveis por oferecer suporte às mulheres em situação de violência, fortalecendo a rede de proteção e amparo a essas vítimas.
Tags: #SEMPI #capacitação #PatrulhaMariadaPenha