SEMPI participa do Seminário de Desenvolvimento Humano: Entenda os ODS 2030

Hoje, 27 de novembro, a Secretaria de Estado das Mulheres (SEMPI) participou do Seminário de Desenvolvimento Humano, onde se discutiu a relevância e a abrangência dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2030.

Os ODS constituem uma plataforma global de metas e ações elaboradas para orientar políticas públicas ao redor do mundo, visando garantir a prosperidade humana em equilíbrio com o planeta até o ano de 2030. Derivados dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) da ONU, em vigor entre 2000 e 2015, os ODS são compostos por 17 objetivos e 169 metas, abrangendo quatro dimensões essenciais para o desenvolvimento humano: social, ambiental, econômica e institucional. Além disso, estão associados a cinco pilares fundamentais: pessoas, planeta, prosperidade, parceria e paz.

A construção dos ODS 2030 envolveu intensas negociações globais em 2013, culminando no lançamento desses objetivos em 2015. O Brasil, ativo nesse processo, definiu como uma das prioridades nacionais a erradicação da pobreza.

A segunda etapa do Seminário tratou do Indicador de Pobreza Multidimensional, destacando as dimensões que englobam saúde, educação e padrão de vida. Na terceira etapa, os Indicadores Sociais de Gênero (ODS 5) foram discutidos, enfatizando a busca pela igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas. Além disso, o seminário trouxe à tona resultados de pesquisas do PNUD sobre normas sociais de gênero, evidenciando o desafio de avançar na igualdade de gênero e o impacto positivo de políticas lideradas por mulheres durante a pandemia.

Os debates enfatizaram a importância de compreender e medir os desafios sociais e impactos das políticas públicas, fomentando reflexões e contribuições para o trabalho contínuo desenvolvido pela SEMPI, que aproveita para reafirmar seu compromisso na construção de estratégias e políticas mais eficientes para promover a igualdade de gênero e combater a violência contra a mulher.

Tags: ,