SEMPI lidera 1° lugar no edital para Lavanderias Comunitárias e destaca protagonismo feminino

A Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí garantiu o primeiro lugar no edital nº 02/2023, do Ministério das Mulheres, consolidando-se na liderança do projeto de estruturação de lavanderias públicas. Nesse desafio nacional, a SEMPI, sob gestão da Secretária Zenaide Lustosa e equipe, asseguraram a construção desses espaços de cuidado que permitirá a autonomia econômica e financeira das mulheres.

A iniciativa, inicialmente concentrada em Teresina e Parnaíba, traz à tona uma visão inovadora de autonomia feminina. A Secretária da SEMPI enfatiza que essas lavanderias vão muito além da higienização de roupas. Elas são espaços comunitários destinados a aliviar a sobrecarga doméstica das mulheres, permitindo que elas comercializem seus serviços, gerando renda.

“A conquista do primeiro lugar neste edital é uma vitória para todas as mulheres piauienses. Essas lavanderias representam um avanço na busca pela igualdade de gênero e na valorização do trabalho feminino”, afirma a Secretária. “É uma oportunidade para as mulheres promoverem sua independência financeira.”

A parceria entre a SEMPI e outras secretarias estaduais, como a de Planejamento, evidencia o comprometimento em fortalecer as políticas para as mulheres. Zenaide Lustosa destaca que esse projeto é apenas o começo de uma jornada mais ampla de empoderamento feminino.

Essa conquista ressalta a importância de uma visão integrada de cuidado e trabalho, mas também reforça o compromisso do governo estadual em ampliar a equidade de gênero em todas as esferas. As lavanderias públicas se tornam um símbolo desse avanço, promovendo o desenvolvimento econômico e social das mulheres.

No Piauí, as mulheres estão recebendo capacitação através do projeto Elas Empreendem, focado no desenvolvimento do empreendedorismo feminino. Esse programa visa fornecer às mulheres habilidades essenciais para administrar seus próprios negócios, garantindo-lhes fontes de renda permanentes. Mais de 34 municípios já foram beneficiados com cursos abrangentes, desde estratégias de vendas usando o WhatsApp até a elaboração de planos de negócios. É importante destacar que as políticas voltadas para as mulheres se complementam e são interligadas, pois uma mulher economicamente ativa é uma mulher menos propensa a se encontrar em ciclos de violência.

A SEMPI celebra esse marco como um passo rumo à igualdade de gênero, reforçando que essas lavanderias são espaços de capacitação, solidariedade econômica e de uma visão de futuro mais igualitária.

Tags: , , , ,