Projeto “Dignidade Menstrual” leva orientações essenciais às mulheres de Monsenhor Gil

A secretaria de Estado das Mulheres do Piauí , levou ação do projeto Dignidade Mestrual e atualmente a comunidade de Morro do Pico, em Monsenhor Gil, foi palco de um evento realizado pela Prefeitura local em parceria com a Secretaria de Saúde. O projeto “Dignidade Menstrual” promove, além de orientação sobre saúde menstrual, distribuição de absorventes, garantindo conforto e dignidade a todas as mulheres

Este esforço conjunto do governo estadual e da Prefeitura tem um objetivo forte: fazer a diferença na vida das mulheres da comunidade. O evento é uma ação da campanha “21 Dias de Ativismo”, focado no empoderamento e orientação das mulheres sobre a saúde menstrual. A Enfermeira Brenda Spíndola, da Secretaria de Saúde, forneceu às presentes orientações sobre cuidados específicos, possibilitando a conscientização fundamental para a saúde feminina.

Além disso, a Coordenadoria da Mulher, sob a liderança de Elissandra Assunção, dialogou sobre a erradicação da violência contra as mulheres. Ela reforçou a importância do enfrentamento à violência de gênero, enfatizando o papel essencial de cada indivíduo nessa luta. “Eu retornei extremamente feliz em poder contribuir”, declarou Elissandra, demonstrando o comprometimento e a satisfação em fazer parte de iniciativas tão urgentes para a comunidade.

Este evento foi um ambiente propício para fortalecer o apoio mútuo e ampliar a conscientização sobre questões vitais para as mulheres de Morro do Pico. Além disso, está em sintonia com a campanha “Piauí sem Misoginia”, que visa eliminar a misoginia no Estado, destacando como ela se manifesta e estratégias eficazes para combatê-la.

É importante destacar que as ações e projetos desenvolvidos pela Secretaria acontecem sempre em parceria com a rede de proteção e parceria com as prefeituras e municípios, a exemplo do projeto Dignidade Menstrual, que dispõe da distribuição de absorventes e de palestras informativas. Hoje o município dá continuidade à ação com as mulheres em situação de vulnerabilidade social do município.

Tags: , , ,