Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí lança a campanha “Piauí sem Misoginia”

A Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí (SEMPI) lançou, nessa quarta-feira (06/12), a campanha “Piauí Sem Misoginia” na SECULT, em um esforço conjunto para enfrentar e repudiar todas as formas de violência e discriminação contra as mulheres. A misoginia, caracterizada pelo ódio, desprezo e aversão às mulheres, é uma questão urgente que coloca as mulheres em uma posição de subalternidade.

A mesa de bate-papo teve a presença da Secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, da Coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí e Primeira-dama do Estado do Piauí, Isabel Fonteles, da Coordenadora Geral do Ligue 180 do Ministério das Mulheres, Ellen Costa, e da Subdefensora Pública Geral, Dra. Verônica Acioly.

Zenaide ressaltou a importância do engajamento coletivo para promover a igualdade de gênero e combater o machismo arraigado na sociedade. Isabel ressaltou a importância de começar a conscientização desde a infância. “A misoginia é a raiz de todas as formas de violência contra a mulher e das disparidades de gênero, causando danos irreparáveis às famílias e, principalmente, às crianças”, explica a primeira-dama. “Nós, por meio do Pacto pelas Crianças do Piauí, apoiamos ativamente o movimento ‘Piauí Sem Misoginia’ e buscamos promover iniciativas que eduquem as crianças sobre esse tema”, complementa. Ela enfatiza que o objetivo é criar um ambiente saudável e uma cultura de paz para o crescimento das crianças. Ellen Costa destacou a importância do comprometimento do Estado com a causa: “Temos grandes empresas aderindo. O Piauí está comprometido com a causa e o Estado só tem a ganhar”. A secretária Zenaide reforçou, durante todo o evento, a necessidade de mobilizar a sociedade: “Nós temos que acabar com a violência, e acabar com a violência é acabar com o ódio. Nós queremos que as mulheres continuem vivas.”

O lançamento começou com cânticos afro como boas-vindas, conduzidos por Mãe Gardene de Oxóssi e Mãe Joelfa de Xangô. Em seguida, Ana Cleide, diretora de Enfrentamento à Violência da SEMPI, apresentou a campanha #PiauíSemMisoginia, explicando que a mobilização visa à conscientização e reflexão sobre papéis sociais atribuídos a mulheres e homens, convocando toda a sociedade para promover mudanças sociais.

Na ocasião, diversos setores assinaram o termo de compromisso da campanha, comprometendo-se a desenvolver ações para combater a misoginia em seus respectivos espaços. São eles:

• Secretaria de Esporte do Piauí;
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI;
  • Universidade Federal do Piauí – UFPI;
  • G3 Telecom;
  • Ação Social Arquidiocesana de Teresina – ASA;
  • Associação das Prostitutas do Piauí – APROSPI;
  • Fazenda da Paz;
  • Defensoria Pública do Piauí;
  • Guarda Maria da Penha;
  • Procuradoria da Câmara Municipal;
  • Conselho Regional de Serviço Social – CRESS;
  • Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Piauí – FETAG;
  • Secretaria de Mulheres de Curimatá – PI;
  • ONG Moradia e Cidadania;
  • Associação dos Gestores da Caixa Econômica Federal do Piauí – AGECEF;
  • Extand Montagens e Eventos Ltda;
  • Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres – SMPM;
  • Movimento, Vida e Saúde.

A campanha #PiauíSemMisoginia é um chamado à ação coletiva, destacando a importância de unir esforços para transformar essa realidade.

Tags: , ,