Secretária das Mulheres participa da inauguração do Porto de Luís Correia

Nessa quarta-feira (13), a Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí (SEMPI), comprometida com o desenvolvimento econômico e oportunidades de emprego e renda para mulheres no Estado, participou da inauguração do Porto de Luís Correia, no litoral piauiense.

O Porto Piauí, planejado há mais de 50 anos, visa dobrar o PIB do Estado. A projeção estima a construção de quatro terminais, totalizando investimentos de R$ 1 bilhão. A infraestrutura impulsionará o transporte de mercadorias, incluindo o foco na produção de hidrogênio verde. Embora apto para receber navios, a plena operação dependerá da construção de terminais específicos por empresas interessadas. Estima-se que o transporte de mercadorias pelo porto possa iniciar no segundo semestre de 2024, após a conclusão do primeiro terminal.

O projeto, concretizado na gestão de Rafael Fonteles, representa um marco no desenvolvimento econômico do Piauí. A inauguração do Porto de Luís Correia sinaliza uma nova era econômica para o Piauí. As etapas seguintes incluem a construção dos terminais, atraindo empresas e ampliando o potencial de exportação e importação, consolidando um ponto estratégico no cenário portuário do Brasil.

Na ocasião, a secretária Zenaide reiterou o compromisso com o fortalecimento da economia piauiense, priorizando a geração de empregos e o avanço dos setores que promovem a inclusão e o empoderamento feminino. A inauguração do Porto de Luís Correia abre portas para inúmeras oportunidades de trabalho para mulheres, seja na operação dos terminais especializados ou em indústrias associadas, como a de processamento de frutos do mar, prevista para gerar aproximadamente mais 400 empregos diretos e indiretos.

Além disso, é objetivo da SEMPI promover a igualdade de gênero e oportunidades para mulheres em todos os setores econômicos, reafirmando a importância da participação feminina no progresso do estado do Piauí.

Tags: , , , , ,

 
 

Leia Também