Live “Quem Cuida da Mente, Cuida da Vida!” inaugura a campanha Janeiro Branco da SEMPI

Nesta terça-feira, 17 de janeiro, a SEMPI deu início às atividades do Janeiro Branco com a live “Quem Cuida da Mente, Cuida da Vida!”. Ianara Evangelista, Diretora Institucional e de Ações Temáticas da SEMPI, guiou a conversa com a psicóloga Cláudia Aline, Gerente de Prevenção ao Suicídio da SESAPI, que trouxe reflexões sobre saúde mental e bem-estar emocional na realidade em que estamos inseridos.

A transmissão, alinhada à campanha nacional Janeiro Branco, é contextualizada na realidade das mulheres assistidas pela SEMPI. Mulheres periféricas, em situação de vulnerabilidade, muitas vezes enfrentam não apenas desigualdades sociais, mas também violência doméstica e psicológica. Mulheres em situação de vulnerabilidade social que precisam conhecer as redes de atendimento e obter a ajuda necessária. Nesse contexto, a SEMPI destaca o projeto estadual “Minutos pela Vida”, que oferece apoio psicológico através do telefone 0800 280 2882, disponível de segunda a sexta-feira, nos horários de 8h às 12h e de 13h às 17h. A iniciativa busca oferecer suporte emocional, ressaltando que questões mentais são um alerta coletivo. Ter uma rede de apoio é essencial para a qualidade de vida dessas mulheres.

Confira a programação:

20/01 às 16h: “Saúde mental: o cuidado integrado de janeiro a janeiro”
Conduzido pela psicóloga Josy Brito, do Centro de Referência Francisca Trindade, a roda de conversa acontecerá na Comunidade Indígena Aldeia Ukair. Uma oportunidade para discutir estratégias de cuidado e prevenção de forma participativa.

23/01 às 10h: Ação de Saúde Mental no Ambiente de Trabalho
O CIASPI/SEAD organiza uma agenda interna no Auditório da SEMPI, focada em promover um ambiente de trabalho saudável, reconhecendo a importância da saúde mental no cotidiano profissional.

25/01 às 16h: “Cuidado integrado de janeiro a janeiro”
Luíza Martins, psicóloga, conduzirá uma roda de conversa na Comunidade de Terreiro Congá Aldeia de Caboclo (Mãe Gardene de Oxóssi).

30/01 às 16h: “Cuidado integrado de janeiro a janeiro”
A psicóloga Luíza Martins também estará presente na Comunidade de Terreiro Ilê Axé Obá Orun – Quilombo do Pai Zé Pretinho, conduzindo mais uma roda de conversa sobre a importância do cuidado contínuo da saúde mental.

30/01 às 10h: “População Trans e Saúde Mental”
A SEMPI recebe a psicóloga e gestalt Viviane Moura para uma roda de conversa específica sobre a saúde mental na população trans. Um diálogo essencial para a promoção da compreensão e acolhimento.

Tags: , , ,