Ferramenta Vamos
A Ferramenta VAMOS! adaptada da metodologia da SASA! Desenvolvida e implementada na Uganda pela ONG Raising Voices, obteve resultados significativos na redução da violência contra a mulher nas comunidades beneficiadas, como também na transformação da percepção da comunidade sobre questões relacionadas aos direitos da mulher e à violência de gênero.
O manual VAMOS! surge, portanto, como resposta ao desafio de transformar comportamentos e modelos mentais que funcionam como fatores promotores da violência contra a mulher. O objetivo da ferramenta é promover, de maneira interativa e em linguagem simples, o questionamento das normas sociais geradoras das desigualdades entre homens e mulheres e das violências que resultam dessas desigualdades. A abordagem é participativa e lúdica, incluindo jogos e dramatizações, com o objetivo de promover o questionamento e a mudança de normas e comportamentos violentos – e consequentemente prevenir a violência contra as mulheres. O manual “VAMOS! Usando Nosso Poder pelo Fim da Violência contra as Mulheres” foi desenvolvido como guia para facilitar reflexões sobre o poder e suas dinâmicas, particularmente àquelas associadas a papéis e a violência de gênero.
No marco de suas atribuições, a Coordenadoria de Estado de Políticas para as Mulheres (CEPM), em parceria com Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e a Oxford Policy Management, implementou a Ferramenta VAMOS! de prevenção à violência contra a mulher nas cidades de Teresina e Cocal de Telha. Em ambas o foco foram membros da sociedade civil e agentes públicos, selecionados pelos Organismos de Políticas para as Mulheres (OPMs) das respectivas cidades em que o projeto ocorreu. Com base nos resultados obtidos no projeto piloto, a CEPM propõe a expansão da utilização da Ferramenta VAMOS! para outros municípios e órgãos do Governo do Estado do Piauí.
Baixe e Acesse o Livro Vamos: