Transversalidade e atuação conjunta: SEMPI, governo, órgãos estaduais e sociedade civil no Carnaval Massa 2024

Carnaval Massa 2024, a campanha estadual do Governo do Estado, chega para garantir uma festa alegre, consciente e livre de assédios. Em parceria com a ação integrada “Ei, mermã, só se eu quiser… #nãoénão!”, a SEMPI reforça seu compromisso com a segurança e respeito às mulheres, destacando-se como pioneira na adesão ao movimento nacional “Brasil Sem Misoginia” com o “Piauí Sem Misoginia”. A campanha da Secretaria das Mulheres tem como alicerce a Lei de Importunação Sexual (13.718/18), que criminaliza atos libidinosos sem consentimento. Desde setembro de 2018, a legislação vem fortalecendo o combate à importunação, reforçando a importância de respeitar os limites e a integridade das mulheres.

O lançamento oficial da campanha acontecerá em um cortejo, partindo da Secretaria de Cultura (Secult) em direção ao Palácio de Karnak, no dia 02/02 às 8h. O evento contará com uma banda de charanga e a rede de atendimento às mulheres. A campanha de Carnaval 2024 focará em combater a misoginia, a importunação sexual e todas as formas de violência e discriminação contra as mulheres. O cronograma inclui, no dia 03/02, ações no Corso de Zé Pereira de Teresina com um caminhão de conscientização, bem como a realização de blitz educativa na Rotatória da N. Sª de Fátima, praças como a do Mocambinho e do Dirceu, o Terminal Rodoviário, a Praça do Parque Piauí, e a participação em blocos tradicionais como o Capote da Madrugada, Pinto na Morada, Vaca Atolada, Paçoca, Barão de Itararé e Orelha de Van Gogh. A presença em eventos carnavalescos estende-se ainda a municípios como União, Água Branca, Floriano, Manoel Emídio, Parnaíba, Piripiri, Uruçuí, Ipiranga do Piauí, entre outros. Durante todos os trajetos, haverá uma equipe psicossocial disponível, com a distribuição de informativos com telefones essenciais para contatar durante as prévias.

Durante o Carnaval, a SEMPI fortalecerá a divulgação da rede de atendimento:

• Protocolo “Ei, mermã”: 0800 000 1673
  • Polícia Militar do Piauí: 190
  • Ouvidoria da Mulher: (86) 99432-6900
  • Central de Atendimento à Mulher: 180; (61) 9610-0180; (86) 99432-6900
  • Violação dos Direitos Humanos: 100
  • Bombeiros: 193
  • Samu: 192
  • Ouvidoria da SEMPI: ouvidoria.mulher@sempi.pi.gov.br
  • Delegacia eletrônica: www.pc.pi.gov.br

A SEMPI busca promover os direitos e garantir a segurança das mulheres a fim de fortalecer a luta contra todos os tipos de violência. Em sua missão transversal, a Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí atua de maneira integrada com a rede de proteção à mulher na capital e municípios, colaborando não apenas com o Governo do Estado, mas também com órgãos institucionais, sociedade civil organizada e demais entidades.

Tags: , , , , ,