Nesta quarta-feira (21), a Secretária Estadual das Mulheres, Zenaide Lustosa, se reuniu com a “Trupe de Mulheres Esperança Garcia”. Este coletivo desempenha um papel importante na promoção e democratização do acesso à arte e cultura, utilizando suas apresentações artísticas, rodas reflexivas, oficinas de formação e outras atividades em prol dos direitos das mulheres, empreendedorismo feminino e enfrentamento ao racismo, abordando diversas temáticas da diversidade cultural.
Recentemente, a trupe realizou um espetáculo e roda reflexiva, em praça pública, com a temática “Enfrentamento à Violência contra a Mulher”, abordando temas de suma importância de forma lúdica através da arte. O grupo não só impressionou pela competência técnica, mas também pela sua conduta ética exemplar.
Talita do Monte, integrante da Trupe, destaca o trabalho do coletivo na democratização do acesso à arte, aos direitos das mulheres e no enfrentamento à violência e ao racismo, utilizando a linguagem teatral da palhaçaria. Ela também expressou o desejo de formalizar uma parceria com o Ônibus Lilás da SEMPI em 2024, levando a arte para somar aos serviços essenciais oferecidos a mulheres em situação de vulnerabilidade.
Lúcia Araújo que, além do coletivo, integra o grupo “Marias da Terra”, explica que o seu trabalho visa estimular diálogos sobre a condição da mulher. Destacou ainda a importância do diálogo entre o grupo artístico e o Estado para mobilizar e incentivar as mulheres.
A reunião evidenciou a sinergia entre SEMPI e Trupe de Mulheres Esperança Garcia na transformação de realidades por meio da arte e do empoderamento feminino.
Tags: #arte, #cultura, #EsperançaGarcia, #SEMPI, #trupe, mulheres