Secretaria das Mulheres promove encontro do “Março Mulher” com redes e órgãos estaduais para incentivar a presença feminina em espaços de influência

Nesta quinta-feira (22), a Secretaria Estadual das Mulheres (SEMPI) promoveu uma reunião com diversos órgãos estaduais, como Ministério Público (MP), Secretaria de Segurança (SSP), Tribunal de Justiça (TJ), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Agência de Fomento, Secretaria de Saúde (SESAPI) e Secretaria de Administração (SEAD). O encontro teve como objetivo discutir as iniciativas referentes ao Março Mulher, consolidando esforços para enfrentar a violência contra a mulher e promover maior participação feminina nos espaços de poder.

O Março Mulher deste ano, realizado de forma integrada entre órgãos do Estado, rede de atendimento e sociedade civil, concentra-se em contemplar as mulheres na política e em espaços de decisão. O tema busca engajar mais mulheres nas esferas de poder, refletindo sobre a importância de sua presença decisiva na construção de uma sociedade mais justa.

A Diretora de Enfrentamento da SEMPI, Ana Cleide, destacou a importância da reunião, enfatizando a coletivização de propostas em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Ela ressaltou a presença da Agência de Fomento, indicando ações para autonomia financeira das mulheres. Acerca disso, ela explica que o Governo do Estados tem ações para que as mulheres tenham acesso ao crédito de forma segura, com baixo juros. “Vem novidade aí! Será lançado crédito especial para mulheres a partir de março. A mulher empreendedora irá conhecer a rede de atendimento e entender como acessar o crédito para sua autonomia financeira”, frisou.

A Assistente Social do Núcleo da Mulher da Defensoria Pública do Piauí, Lia Raquel, ressaltou a relevância da reunião em rede, destacando que as ações planejadas favorecem a divulgação e disseminação de informações importantes para as mulheres.

A Coordenadora de Proteção às Mulheres da SSP, Tatiane Seixas, enfatizou que o mês de março é um período simbólico que oportuniza a gestão pública lançar programas e a sociedade civil resgatar as diversas lutas das mulheres. Ela destacou o compromisso do governo do Estado em integrar ações para ampla divulgação do Dia Internacional da Mulher. “A gente vincula essa data com a questão da violência porque infelizmente a primeira luta que as mulheres fazem é para continuar vivas”, explicou.

A Assistente Social e Técnica da Coordenação da Saúde da Mulher da SESAPI, Ana Maria, participou da reunião para contribuir com a prevenção contra a violência, destacando iniciativas voltadas para a promoção da saúde da mulher. “Nós, enquanto coordenação, iremos promover uma agenda para o mês de março com palestras orientativas para adolescentes quanto à prevenção do HPV, importância da vacinação, o enfrentamento da violência sexual e estaremos lançando os fóruns que são direcionados pro comitê de mortalidade materno-infantil, que voltou ao exercício no ano de 2023”, enfatizou.

A Diretora de Desenvolvimento de Pessoas da SEAD, Itamara Matos, ressaltou a importância da parceria com a Secretaria das Mulheres para fortalecer as ações do Março Mulher. Ela destacou o compromisso da SEAD em atuar efetivamente na valorização, proteção e progresso feminino no estado.

Zenaide Lustosa, Secretária de Estado das Mulheres, pontou que a campanha Março Mulher acontecerá durante todo o mês de março e que, de 4 a 7, acontecerá ações no Palácio do Karnak. Dentre as ações, estão a Entrega do Pacto de Enfrentamento a Violência; Entrega do Selo “Aqui tem Mulher Segura”; Apresentação e entrega do Selo Pró-Equidade 3ª edição; Lançamento e adesão ao Pró-Equidade 4ª edição; Lançamento do Projeto “Fios da Ancestralidade”; Reativação da Câmara Técnica de Enfrentamento à Violência contra Mulheres; Seminário Mulheres na Política; Qualificação dos profissionais que compõem a rede especializada (TEIA DE DIREITOS); Oficina com OPM – Protocolo “Ei, Mermã, Não se Cale!”; e projeto “Vamos às Escolas”. Durante as ações, serão apresentadas as atividades desenvolvidas em parceria com os orgos e sociedade civil com o objetivo principal de promover políticas voltadas para as mulheres de forma transverssal e integrada com a rede de proteção às mulheres. Enfatizando o desafio de criar oportunidades para que as mulheres alcancem posições de liderança, Zenaide ressalta que a presença feminina em espaços de tomada de decisão é fundamental para impulsionar políticas e promover o progresso dessas mulheres.

Tags: , , , , ,