Casa da Mulher Brasileira de Teresina realiza primeiro encontro do Colegiado Gestor

No último dia 29, foi realizada a primeira reunião do Colegiado Gestor da Casa da Mulher Brasileira, um espaço de governança composto por representantes dos diversos serviços que atuarão na instituição. De acordo com a Coordenadora Estadual da Casa, Andrea Bastos, todos os representantes dos serviços estavam presentes. As responsabilidades do Colegiado incluem a elaboração do regimento interno, o planejamento estratégico para a execução dos serviços e a ativação da rede de enfrentamento quando necessário.

A Casa da Mulher Brasileira, localizada na Rua Dezenove de Novembro, 3102, bairro Primavera, em Teresina, representa um avanço na implementação da Lei Maria da Penha. Seu propósito é oferecer, em um único espaço, todos os serviços especializados de atendimento à mulher em situação de violência, com uma abordagem humanizada, respeitosa e acolhedora. Com oito serviços especializados disponíveis, a Casa proporciona um atendimento integrado, permitindo que as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar tenham acesso a profissionais especializados, registro de boletim de ocorrência, solicitação de medidas protetivas e, se necessário, alojamento para elas e seus dependentes.

Andrea Bastos sublinhou a importância do Colegiado como “ponto de partida para discussões sobre instrumentalidade, estudos de casos e fluxos de atendimento”, ressaltando a construção coletiva desses processos. A Casa da Mulher Brasileira é mais um instrumento na rede de enfrentamento à violência de gênero no Estado.

Tags: , , , ,

 
 

Leia Também