Instituições conquistam selo da 3ª edição e aderem à 4ª edição do Programa Pró-equidade de Gênero, Raça e Diversidade durante o Março Mulher

No Dia Internacional das Mulheres, celebrado no último dia 8, o Governo do Piauí, em parceria com a Secretaria de Estado das Mulheres (SEMPI), lançou a campanha “Março Mulher 2024” no Palácio de Karnak. Durante o lançamento, representantes de órgãos que receberam o selo da 3ª edição foram reconhecidos, e o governador Rafael Fonteles, a secretária Zenaide Lustosa e a ex-governadora Regina Sousa assinaram o termo de adesão e compromisso da 4ª edição, representando outros órgãos que já aderiram, visando transformar abordagens na gestão de pessoas e na cultura organizacional para promover equidade de gênero, raça e diversidade no ambiente de trabalho. A SEMPI, através da campanha, busca impulsionar a presença feminina em cargos de liderança, enfatizando a participação das mulheres na política e combatendo a violência doméstica. A programação mensal envolve palestras, oficinas, lives e capacitações conduzidas pelos Organismos de Políticas para as Mulheres (OPMs) em todo o estado.

A ex-governadora Regina Sousa, a secretária Zenaide Lustosa e o governador Rafael Fonteles assinam o termo de adesão e compromisso da 4ª edição do programa Pró-equidade.

Órgãos que receberam os selos da 3ª edição do Programa Pró-equidade de Gênero, Raça e Diversidade e seus representantes: Rejane tavares, Secretária de Estado da Agricultura Familiar (SAF); Núbia Lopes, secretária de Estado das Relações Sociais (SERES); Marcelo Nolleto, secretário de Estado de Governo (SEGOV); Raimundo Dutra, ouvidor-geral do Estado (OGE); Tiago Vasconcelos, coordenador Estadual de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (CENDFOL); João Xavier, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI); Cintia Bartz, superintendente de Estudos Econômicos e Sociais e Planejamento Participativo, neste ato representando a Secretaria de Estado do Planejamento (SEPLAN); e Norma Nogueira, diretora de gestão, neste ato representando o secretário de Estado da Defesa Civil Secretaria de Estado da Defesa Civil (SEDEC), Nerinho.

Entrega do selo à Secretária de Estado da Agricultura Familiar (SAF).
Entrega do selo à Secretaria de Estado das Relações Sociais (SERES).
Secretaria de Estado de Governo (SEGOV) recebe o selo da 3ª edição.
Raimundo Dutra, ouvidor-geral do Estado (OGE), recebendo o selo durante o lançamento do “Março Mulher 2024”.
Secretária Zenaide e Tiago Vasconcelos, coordenador Estadual de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (CENDFOL), órgão também contemplado com o selo.
Entrega do selo à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI).
Cintia Bartz, superintendente de Estudos Econômicos e Sociais e Planejamento Participativo, recebe o selo em nome da Secretaria de Estado do Planejamento (SEPLAN).
Norma Nogueira representando o secretário de Estado da Defesa Civil (SEDEC), Nerinho.

Houve ainda o lançamento da 4ª edição do Programa Pró-equidade de Gênero, Raça e Diversidade e assinatura do termo de adesão e compromisso. Já aderiram à quarta edição os seguintes órgãos: Universidade Estadual do Piauí (UESPI); Secretaria de Estado do Planejamento (SEPLAN); Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH); Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID); Secretaria de Estado das Relações Sociais (SERES); Coordenadoria Estadual da Juventude do Estado do Piauí (COJUV); Ouvidoria-geral do Estado (OGE); Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPEPI); Instituto de Águas e Esgotos do Piauí (IAEPI); Secretaria de Agricultura Familiar (SAF); Secretaria da Fazenda (SEFAZ); Secretaria de Defesa Civil (SEDEC); Secretaria de Governo (SEGOV); e Instituto de Terras do Piauí (INTERPI).

Instituições interessadas em participar da 4ª edição do programa devem formalizar seu compromisso mediante a assinatura do termo:

O Programa Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade tem como objetivo difundir abordagens inovadoras na gestão de pessoas e na cultura organizacional, combatendo dinâmicas discriminatórias e promovendo a equidade de gênero, raça e diversidade no ambiente de trabalho, especialmente em relação às relações formais de trabalho e cargos de liderança. Os órgãos públicos que aderiram à 3ª edição do programa empenharam-se durante um ano na implementação de práticas voltadas para a equidade em suas instituições. Na solenidade de reconhecimento, receberam o selo, atestando que adotam boas práticas de trabalho.

Tags: , ,

 
 

Leia Também