Secretária Interina das Mulheres e superintendente de Igualdade Racial unem forças para ajudar mulher despejada em União

A secretária Interina de Estado das Mulheres, Nayara Costa, recebeu nesta sexta-feira (15) a visita da superintendente de Igualdade Racial e Povos Originários da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Assunção Aguiar, para discutir e buscar soluções para o caso de uma mulher negra despejada em União.

A presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais do município de União, Maria de Fátima, relatou que está acompanhando o caso da mulher, trabalhadora rural, que foi despejada no ano passado de sua casa, situada no município de União. A vereadora Nilza do Sindicato de União reforçou a importância de unir esforços para garantir os direitos dessa mulher.

Herlane dos Reis, residente em União, explicou que a despejada é sua amiga e que morava em uma área onde viveu toda a sua vida. “Ela não é invasora, pois nasceu e cresceu no local, junto com seus pais”, contou. Herlane busca apoio para ajudar sua amiga a retornar à sua moradia, já que atualmente está vivendo de favor em casas de terceiros.

A superintendente Assunção Aguiar destacou a urgência do caso, salientando que a mulher despejada construiu sua casa com o salário-maternidade e agora enfrenta o desafio de ter sua residência destruída. Aguiar enfatizou a importância de mulheres negras se unirem para resolver a situação difícil enfrentada pela companheira despejada, ressaltando a necessidade de apoio do Estado para garantir justiça e equidade. “Pra mim é muito chocante, primeiro por ser mulher, depois por ser uma mulher negra e mãe, e de repente ser tratada como uma pessoa fora da lei. É um momento difícil, mas também é um momento de esperança”, frisou.

A visita e a colaboração entre as duas entidades representam um esforço conjunto para enfrentar desafios enfrentados por mulheres negras em situações semelhantes e garantir o respeito aos seus direitos.

Tags: , , ,