Secretaria Estadual das Mulheres participa de reunião para prevenção de mortalidade materna, infantil e fetal no Piauí

Nesta sexta-feira (22), a Secretaria de Estado das Mulheres (SEMPI) esteve na 4ª Reunião Ordinária do Comitê Estadual de Prevenção de Mortalidade Materna, Infantil e Fetal do Estado do Piauí, realizada no Auditório da Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa. O encontro foi dedicado à discussão sobre temas como o funcionamento do Serviço de Verificação do Óbito (SVO), o Transporte Seguro da Gestante e do Bebê pelo Complexo Regulador Estadual, além da análise dos indicadores neonatais da maternidade.

A coordenadora da Saúde da Mulher da SEMPI e membra do Comitê, Gislândia Moura, destacou a importância da participação da Secretaria no Comitê para a redução da mortalidade materna e infantil no estado, ressaltando o papel fundamental desempenhado pelo grupo na identificação e resolução de problemas relacionados a essas questões. “Muitas vezes esse bebê chega à capital sem um acesso, sem oxigênio, com hipoglicemia, então o nosso Comitê é para exatamente evitar que isso aconteça, como também buscar estruturar as unidades regionais hospitalares de cada região, de cada estado e de cada município, qualificar a equipe e assim melhorar e qualificar a assistência dos nossos pacientes aqui no Piauí, principalmente mães e bebês”, explica a coordenadora.

“Através das nossas reuniões ordinárias dos nossos fóruns, buscamos identificar, dentro do processo de assistência da mulher e da criança do estado do Piauí, em que nós podemos melhorar e em que nós estamos pecando, para que a gente diminua esses indicadores que muito nos incomodam, que são os números de mortalidade materna, infantil e fetal”, explica o presidente do Comitê, José Arimatéa dos Santos Júnior. Ele também compartilhou que embora o estado tenha registrado uma redução significativa na mortalidade materna, há desafios contínuos a serem enfrentados, especialmente em relação à mortalidade fetal e infantil, enfatizando a necessidade de avançar ainda mais nessa área. “Agora nós precisamos identificar em cada município qual é a dificuldade de implantação dessas condutas, esse é o nosso objetivo”, afirma. Ele contou que as principais causas de mortalidade materna no estado do Piauí são as síndromes hipertensivas, como a pré-eclâmpsia, as síndromes hemorrágicas, a hemorragia pós-parto e as infecções.

Durante a reunião, foram discutidos os principais problemas enfrentados no serviço de verificação de óbitos e no transporte materno-infantil no estado, com o intuito de identificar soluções e propor melhorias. Carmen Viana Ramos, diretora-geral da Maternidade Evangelina Rosa, destacou a importância dessas discussões para o aprimoramento dos serviços oferecidos à população. “A reunião do Comitê acontece de forma sistemática, a cada dois meses, e as pautas vão sendo discutidas na medida das necessidades. Hoje o Comitê passa por um processo de reestruturação e tem como um dos principais objetivos reduzir a mortalidade materna, infantil e fetal no estado”, explica Carmen.

O evento é compromisso da SEMPI e demais instituições envolvidas na promoção da saúde materna e infantil, buscando garantir um atendimento de qualidade e contribuir para a redução dos índices de mortalidade no estado do Piauí.

Tags: , ,