Secretária Estadual das Mulheres participa da sessão solene em alusão ao mês das mulheres em Colônia do Gurguéia

A secretária de Estado das Mulheres, Zenaide Lustosa, e a assessora Especial do Governo, Nayara Costa, participaram, junto a outras profissionais, de uma sessão solene no município de Colônia do Gurguéia em homenagem ao mês da mulher, intitulada “Mulheres em Luta: Da Conquista à Garantia dos Direitos”. Durante o evento, foram realizadas discussões sobre o enfrentamento à violência doméstica, destacando a jornada de conquistas das mulheres e a necessidade de aumentar a representatividade feminina na política para impulsionar o desenvolvimento de mais políticas públicas em favor das mulheres. Além disso, foi anunciado que o município será contemplado com o projeto “Ei, mermã, vamos nas escolas”, visando promover o diálogo com alunos e professores sobre a importância de combater a cultura machista. A equipe do Instituto de Identificação estará no município emitindo os novos RGs.

Estiveram também reunidas a bacharel em Direito e advogada militante, Laura Fonseca, a major e coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Francisca Leoneide, a presidenta da Comissão da Mulher Advogada, Beatriz Souza, a tenente e superintendente da Cidadania e Defesa Social da SSP, Elizete Lima, a inspetora da PRF, Laiane Cardoso e a vereadora do município de Valença, Rafaela Sampaio, pontuaram falas sobre o enfrentamento à violência doméstica , destacaram a trajetória de conquista das mulheres e a importância de eleger mais mulheres na política para que as políticas públicas sejam desenvolvidas em prol das mulheres.

Durante sua participação, Zenaide Lustosa, Secretária de Estado das Mulheres do Piauí, abordou importantes avanços na área de assistência às mulheres. Entre eles, destacou a implementação das lavanderias comunitárias, uma iniciativa pioneira da SEMPI que em breve estará disponível em Teresina e Parnaíba. Além disso, ressaltou a inauguração iminente da Casa da Mulher Brasileira, enfatizando o caráter de gestão compartilhada entre município, estado e governo federal. Zenaide também mencionou os planos de expansão dessas iniciativas para outras regiões, como a previsão de uma Casa da Mulher Brasileira em Parnaíba e a implantação do Centro de Referência da Mulher em Piripiri e Floriano. Esses centros desempenham um papel fundamental na oferta de atendimento psicossocial e orientações jurídicas, integrando-se à rede de apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade.

A secretária Zenaide Lustosa aproveitou para falar sobre a importância da rede de atendimento “Ei, mermã, não se cale”, que oferece suporte 24 horas por dia às mulheres em situação de violência, e destacou as políticas desenvolvidas pelo governo para promover a autonomia econômica e financeira das mulheres. Zenaide ainda enfatizou o desejo de fortalecer a representatividade feminina na política, visando ter pelo menos uma vereadora eleita em cada município do estado. Durante o evento, a secretária emocionou-se ao recordar sua primeira visita ao município há duas décadas, quando participou de uma reunião que marcou sua entrada na política local. “Este município tem um lugar especial em meu coração”, enfatizou. “Aqui, testemunhamos e participamos ativamente de uma luta que é construída coletivamente”, frisou a secretária.

O evento foi marcado por reflexões sobre a história da luta das mulheres por direitos e pela busca por uma representatividade cada vez maior nos espaços de poder. A advogada Laura Fonseca contextualizou o percurso histórico das mulheres, enquanto a coordenadora Leoneide enfatizou a importância de não serem reduzidas a números.

“Um dos nossos trabalhos enquanto pessoa que busca fortalecer a mulher é informar essa mulher dos seus direitos, sobre sobre a lei Maria da Penha e sobre o enfrentamento à violência doméstica e familiar”, explicou a presidenta da Comissão da Mulher Advogada, Beatriz Souza Beatriz. Ela ressaltou a presença da Comissão da Mulher Advogada em diversas regiões do estado. A inspetora Laiane Cardoso, por sua vez, expressou otimismo sobre o progresso gradual rumo à inclusão nos espaços de poder.

Este encontro foi realizado como parte da campanha “Março Mulher”, que busca fortalecer os direitos das mulheres e garantir sua representação nos espaços de decisão. A SEMPI atua de forma integrada, colaborando com outras secretarias para assegurar os direitos das mulheres de maneira abrangente. O Março Mulher de 2024 tem como foco realçar a presença e participação das mulheres na esfera política, estimulando sua ascensão a cargos de liderança e outros espaços de influência, ao mesmo tempo que aborda a luta contra a violência doméstica. A programação, realizada ao longo do mês, compreende palestras, oficinas, transmissões ao vivo, treinamentos e capacitações em toda a capital e nos municípios, coordenadas pelos Organismos de Políticas para as Mulheres (OPMs).

“Quanto mais mulheres na política, menos violência teremos contra as mulheres. Estamos em um ano de eleições e nós vamos eleger vereadoras, prefeitas, vice-prefeitas. Precisamos fortalecer as mulheres em espaços de poder. Vamos investir em mais mulheres na política”, declarou a secretária Zenaide Lustosa.

Tags: , , ,