Nesta quinta-feira (02/05), a secretária de Estado das Mulheres do Piauí (SEMPI), Zenaide Lustosa, participou da abertura da campanha Maio Amarelo, promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI), realizada na Escola Piauiense de Trânsito. Com o objetivo de sensibilizar os piauienses sobre a importância da adoção de medidas para segurança e preservação de vidas no trânsito, a campanha contará com uma ampla programação de atividades ao longo do mês de maio.
A iniciativa, que integra as atividades do Pacto pela Redução da Mortalidade no Trânsito, programa lançado em 2023 pelo governo estadual e conduzido pelo Detran, visa promover uma mudança significativa nos indicadores que apontam o Piauí como o terceiro estado com maior índice de acidentes no Brasil, sendo o primeiro quando se trata de motociclistas. Em parceria com diversas secretarias, órgãos federais, municipais e entidades sociais, o objetivo é aplicar políticas públicas para reduzir em até 50% o número de mortes no trânsito até 2030.
O encerramento da campanha está previsto para o dia 26, coincidindo com a realização da Corrida contra o Feminicídio da SEMPI. Durante todo o mês de maio, serão intensificadas ações educativas da 11ª Campanha Maio Amarelo, uma iniciativa global que busca destacar os alarmantes índices de acidentes. Com o slogan “Paz no trânsito começa por você”, o Maio Amarelo 2024 visa estimular uma reflexão sobre o papel de cada indivíduo na construção cultural de um trânsito mais seguro.
A SEMPI, em apoio a essa importante causa, se une ao Detran-PI e demais parceiros na busca por um trânsito mais seguro e consciente em todo o estado do Piauí.
Tags: #DETRAN, #SEMPI, mulheres