SEMPI recebe delegação da Secretaria das Mulheres do Maranhão para discutir projetos e fortalecer parcerias

Nesta quinta-feira (02/05), a Secretária Estadual das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, recebeu na sede da Secretaria a visita de representantes da Secretaria Estadual das Mulheres do Maranhão. Entre os presentes estavam a chefe do Departamento de Projetos Especiais e Captação de Recursos, Brígida Santos, a auxiliar do Departamento de Projetos Especiais, Graciele Ferreira, e a secretária adjunta da Secretaria de Monitoramento de Ações Governamentais do Estado do Maranhão, Juliana Mochel. A visita foi conduzida pela diretora de Planejamento, Lilian Guimarães, e pela diretora de Enfrentamento à Violência contra Mulheres, Ana Cleide Nascimento.

Ana Cleide, diretora da SEMPI, descreve a visita como um valioso intercâmbio. “Foi enriquecedor conhecer os projetos do Maranhão e compartilhar os nossos. Estamos em um momento em que nossas demandas são semelhantes”, destaca. Ela mencionou que a equipe da SEMPI teve acesso a diversos projetos que planejam implementar no Piauí.

“O escopo da nossa Secretaria é acompanhar a utilização dos recursos públicos e garantir que eles sejam utilizados da forma mais eficiente possível, garantir as políticas públicas e os processos estratégicos do Estado”, explica Juliana ao detalhar sua atuação. Segundo ela, a visita proporcionou uma compreensão detalhada sobre a implementação das políticas públicas para mulheres no Estado do Piauí. “Viemos também para entender melhor como ocorre a captação de recursos para garantir a efetivação dessas políticas”, explica Juliana.

Brígida contou que a troca de experiências no Consórcio Nordeste a motivou a visitar o Piauí, buscando uma interação de políticas públicas entre os estados. “É importante conhecer as políticas implementadas aqui e no Maranhão. Ao compartilhar esses conhecimentos, podemos atuar em diferentes áreas, incorporando ideias e abordagens sensíveis de outros estados”, explica Brígida. Ela expressou o desejo de buscar parcerias e informações, especialmente considerando o envolvimento do Piauí com o Banco Mundial, visando também a captação de recursos para o Maranhão.

Graciele expressou que essa foi uma excelente oportunidade para trocar experiências e conhecer as iniciativas realizadas em prol das mulheres. “Foi gratificante apresentar nossos projetos bem-sucedidos e compartilhar o que temos realizado. Espero que essa parceria continue beneficiando as mulheres do Nordeste”, disse ela.

Durante o encontro, as servidoras da SEMPI tiveram a oportunidade de apresentar com detalhes os serviços e políticas públicas que são desenvolvidos com dedicação pelo corpo de funcionárias da instituição. Além disso, elucidaram o organograma da Secretaria, delineando com precisão as responsabilidades de cada integrante da equipe. Foi um momento de compartilhar conhecimento e transparência, destacando o compromisso da SEMPI em promover iniciativas que visam o bem-estar e a proteção de todas as mulheres.

Tags: , ,

 
 

Leia Também