Representantes do Ministério Público do Piauí visitam a Casa da Mulher Brasileira de Teresina

A Casa da Mulher Brasileira de Teresina recebeu, nesta sexta-feira (3), a visita institucional dos representantes do Ministério Público do Piauí, por meio do Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID), que estão se integrando à equipe da Casa da Mulher Brasileira. A secretária Estadual das Mulheres, Zenaide Lustosa, acompanhou de perto essa importante iniciativa, que visa promover um atendimento ainda mais humanizado e integrado às mulheres em situação de violência.

A visita teve como objetivo principal a integração dos serviços especializados oferecidos na Casa da Mulher Brasileira com a atuação do Ministério Público, proporcionando assim um suporte mais abrangente e eficiente para as mulheres que buscam ajuda e amparo.

A coordenadora Estadual da Casa da Mulher Brasileira de Teresina, Andrea Bastos, destacou a importância desse encontro para fortalecer a rede de proteção às mulheres vítimas de violência, enfatizando o compromisso conjunto em oferecer um atendimento humanizado e eficaz.

Alinhando informações e datas para a integração plena dos representantes do Ministério Público na Casa da Mulher Brasileira, a coordenadora Municipal, Larissa Bastos, ressaltou a importância desse diálogo para garantir uma atuação conjunta entre os órgãos envolvidos.

Com uma equipe multidisciplinar disponível 24 horas por dia, incluindo fins de semana e feriados, a Casa da Mulher Brasileira, localizada na Av. Roraima, 2563 – Aeroporto, oferece serviços essenciais para mulheres em situação de violência. Além das Delegacias Especializadas (DEAMs) da Polícia Civil, que atuam na prevenção, proteção e investigação de crimes de violência doméstica e sexual, a Casa disponibiliza uma brinquedoteca para crianças, Juizados e Varas especializadas para processar causas relacionadas à violência, e Promotoria e Núcleo Especializado da Defensoria Pública para ação penal, assistência jurídica e orientação sobre direitos. A Central de Transportes facilita o deslocamento das mulheres para outros serviços da Rede de Atendimento, enquanto a promoção da autonomia econômica inclui educação financeira, qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho. Para casos de emergência, o alojamento de passagem oferece um abrigo temporário seguro por até 48 horas.

Tags: , , , ,