Secretária das Mulheres do Piauí participa de reunião com a Ministra das Mulheres durante capacitação em Brasília

A Secretária das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, está atualmente participando do curso “Financiamento de Políticas Locais com Perspectiva de Gênero – Programa de Capacitação para o Fortalecimento das Capacidades de Governadoras, Prefeitas e Secretárias do Brasil”, realizado em Brasília. O curso, que encerra hoje (10), tem como objetivo capacitar gestoras públicas para promover políticas mais inclusivas e igualitárias em seus respectivos estados e municípios.

Durante a sua estadia em Brasília, a Secretária Zenaide e demais gestoras do Consórcio Nordeste da Câmara Temática da Mulher estiveram no Ministério das Mulheres, em reunião, buscando integrar as estratégias de enfrentamento à violência doméstica e capacitação e formação das mulheres para que tenham sua autonomia econômica e financeira.

“Dialogamos sobre ações do Consórcio Nordeste, como que a gente poderia estar fazendo algumas parcerias do Governo Federal com o Consórcio Nordeste que pudesse contemplar todos os estados nas várias áreas das políticas, como autonomia econômica, algumas parcerias nesse sentido para podermos avançar dentro da região Nordeste nas políticas para mulheres”, conta Zenaide.

Na quinta-feira (9), além de participar do Workshop sobre financiamento de políticas locais e do painel sobre o impacto de projetos de infraestrutura e saneamento sob a perspectiva de gênero, a Secretária Zenaide esteve envolvida em uma reunião sobre a Casa da Mulher Brasileira. Já nesta sexta-feira (10), a agenda inclui uma palestra sobre impulsionar a geração de emprego e renda, debates sobre os desafios da mudança climática nas áreas urbanas e rurais, bem como discussões sobre avanços na agenda de gênero e compartilhamento de experiências.

O curso, realizado em parceria entre o Ministério do Planejamento e Orçamento, o CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o Instituto Alziras, tem como objetivo aumentar a participação de governadoras, prefeitas e gestoras na captação de recursos externos, especialmente na Comissão de Financiamento Externo (Cofiex), buscando reverter a baixa proporção de solicitações de financiamento feitas por mulheres. Das 300 candidaturas recebidas de todo o Brasil, foram selecionadas 58 gestoras, promovendo a diversidade regional e étnica, com 60% das participantes se declarando pretas e pardas. A capacitação abrange a elaboração, aprovação e execução de projetos, oferecendo exposições técnicas, compartilhamento de boas práticas e oportunidades para projetos que atendam demandas prioritárias dos estados e municípios.

Tags: , ,