Segundo de distribuição de kits para a Corrida Contra o Feminicídio registra alta demanda

Nesta quinta-feira (24), a Secretaria de Estado das Mulheres (SEMPI) realiza o segundo dia de distribuição dos kits para os participantes inscritos na Corrida contra o Feminicídio. O processo de entrega continuará na SEMPI até amanhã (24), das 8h às 17h. Já no sábado (25), os kits serão disponibilizados apenas no Parque Nova Potycabana, das 8h às 16h. Ontem (22), no primeiro dia de distribuição, foram entregues 572 kits.

O Delegado de Polícia Civil e Gerente de Estatística e Análise Criminal da Secretaria de Segurança Pública (SSP), João Marcelo Aguiar, destaca a relevância da Corrida Contra o Feminicídio e ressalta o engajamento social como pilar fundamental na luta contra o assassinato de mulheres. “Principalmente nós, homens, que somos os que mais matam as mulheres, é preciso a gente se envolver nesta causa, que não é uma causa só das mulheres, mas de todos nós”, pontua.

O Delegado, Jõao Marcelo Aguiar, acompanhado de demais representantes da SSP.

Uma das empreendedoras que estará presente na Feirinha Verde durante a Corrida é Naira Sousa, proprietária da N.S. Cozinha Saudável. “Trabalho com culinária saudável, oferecendo um cardápio diversificado que inclui café da manhã com opções como cuscuz recheado, omeletes, sanduíches naturais e sucos detox”, revela. Além de expor seus produtos na Universidade Federal do Piauí, onde a Feirinha Verde é comumente realizada, Naira também oferece seus produtos por meio de serviço de entrega.

A empreendedora Naiara Sousa.

A professora e representante da Associação Brasileira de Enfermeiros Podiatras, Catiane Sousa, participará da Corrida visando facilitar o acesso aos cuidados com os pés dos participantes. Ela descreve sua atuação na prevenção de amputações na região Nordeste. “As amputações têm um perfil marcante, geralmente associado à população de baixa renda, predominantemente composta por mulheres negras e residentes em áreas periféricas”, explica. Durante a Corrida, ela distribuirá vouchers de atendimento para profilaxia e desbaste plantar. “Os atendimentos são realizados em consultório, seguindo um padrão específico. Por isso, vamos distribuir esses vouchers, permitindo que os corredores realizem esse tratamento posteriormente”, detalha Catiane.

O Policial Militar do Maranhão, Valdir Batista, veio buscar o seu kit e compartilhou sua experiência de mais de 10 anos na prática esportiva. “Há muitos movimentos hoje em dia que enfatizam a defesa da mulher, pois elas são frequentemente vítimas de agressões. Eu me interessei por essa causa e quero contribuir”, revela.

O Policial Valdir Batista.

A funcionária pública Alda de Jesus, uma corredora amadora entusiasta, expressa seu amor pela corrida e sua disposição para participar sempre que possível. “Apesar de ser um percurso curto e eu estar mais acostumada com distâncias maiores, estou animada para o desafio”, comenta. Além disso, Alda destaca a importância do evento em chamar a atenção para o grave problema da violência contra as mulheres.

Alda de Jesus, funcionária pública.

Patrulha Maria da Penha recebendo os kits.

Tags: , ,