Nesta quarta-feira (29), a secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, esteve presente no lançamento da Campanha Estadual de Promoção da Saúde Mental das Juventudes Piauienses, realizado no auditório da Secretaria de Segurança Pública. A iniciativa visa promover ações integradas para fomentar o bem-estar e o desenvolvimento pleno das habilidades dos jovens.Durante o evento, Zenaide ressaltou a necessidade de priorizar a saúde mental dos jovens, buscando garantir-lhes qualidade de vida e apoio para enfrentar os desafios que podem levá-los a situações difíceis. “Além da pandemia, enfrentamos também uma outra pandemia, que é a crise de saúde mental entre meninas e meninos. Então, devemos reforçar essa campanha para que a gente avance na saúde mental dos jovens”, explicou.
“A campanha reúne estratégias de cuidado com a saúde mental dos jovens piauienses através de ações integradas com outras secretarias de estado, incluindo a Secretaria das Mulheres, a fim de favorecer questões de bem-estar e ambientes saudáveis dentro da juventude”, explica a diretora de Articulação Institucional e Ações Temáticas da SEMPI, Ianara Evangelista. De acordo com ela, dentro da estratégia, uma das duas publicações pauta a construção do projeto de vidas dos jovens, num processo de autoconhecimento e autocuidado para que os jovens consigam construir metas e, de fato, consigam construir o seu projeto de vida a partir de um suporte profissiona. Nesse sentido, a COJUV tem executado algumas ações. “Então a intenção é poder capacitar multiplicadores. Então dentro das estratégias da COJUV, tem a distribuição gratuita desse material, favorecendo o projeto de vida”, pontua.
A SEMPI entende que a iniciativa busca promover o bem-estar e fornecer apoio diante de desafios, surgindo em um contexto pós-pandêmico em que as preocupações com a saúde mental dos jovens se tornaram ainda mais urgentes.