Durante a abertura do Festival de Inverno de Pedro II, que ocorreu nessa quinta-feira (30), a secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, subiu ao palco junto com o Secretário de Estado da Cultura do Piauí, Carlos Anchieta, a Prefeita de Pedro II, Elisabete Brandão, representantes do SEBRAE, incluindo Superintendente do Sebrae no Piauí, Júlio César Filho, e diversos deputados. Durante os quatro dias do Festival, a SEMPI está promovendo a campanha de conscientização “Ei, mermã, não se cale”, focada na prevenção da violência contra as mulheres.
A secretária Zenaide Lustosa explica que as ações do protocolo “Ei, mermã, não se cale!” durante o Festival de Inverno de Pedro II são uma iniciativa conjunta da Secretaria das Mulheres, da Secretaria de Segurança e da Prefeitura de Pedro II. “Estamos oferecendo atendimento psicossocial e trabalhando na prevenção à violência contra a mulher e à importunação sexual. As mulheres terão todo o suporte necessário durante o evento”, afirmou.
A SEMPI prioriza, em um de seus pilares, a promoção da autonomia econômica das mulheres, visando dar-lhes poder de decisão e capacidade de romper com o ciclo de violência por meio do empoderamento. No Festival de Inverno de Pedro II, o empreendedorismo feminino está em destaque, mostrando-se como essencial para o progresso econômico e social do município. Ao promover a independência financeira, o empreendedorismo reduz a vulnerabilidade social e contribui para quebrar o ciclo de violência de gênero.
Durante os dias iniciais e finais do evento, nos dias 30/05, 31/05 e 02/06, o projeto “Ei, mermã, não se cale” terá atividades programadas das 16h às 18h. No dia 01/06, amanhã, as ações ocorrerão das 15h às 18h.
Tags: #FestivaldeInverno, #PedroII, #SEMPI, mulheres