Secretária das Mulheres participa da 2ª Edição da Corrida Contra o Feminicídio em Luís Correia

Assim como a Secretaria Estadual das Mulheres do Piauí (SEMPI) realiza a Corrida contra o Feminicídio, cuja 3ª edição ocorreu no último mês, a iniciativa também se estende aos municípios que possuem Organismos de Políticas para as Mulheres (OPMs). Esta ação convoca diversos setores da sociedade, incluindo órgãos públicos, sociedade civil, movimentos sociais, judiciário, legislativo e municípios do Piauí, a se unirem na luta contra o feminicídio e a misoginia.

Ontem, dia 3 de junho, Luís Correia realizou sua segunda edição da Corrida Contra o Feminicídio: Circuito Mais Mulher, com a presença da secretária Estadual das Mulheres, Zenaide Lustosa, e da assessora Especial do Governo, Nayara Costa. O evento, promovido pela Prefeitura local, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES), Coordenadoria Municipal de Políticas para Mulheres e Departamento de Esportes, integrou as ações de combate ao feminicídio e à violência contra a mulher. O percurso, de 3 km, partiu da Praça Luís Correia até o primeiro balão da Atalaia (Rota do Urso) e retornou à Praça Luís Correia. Além da corrida, houve aulas de dança e premiações.

A secretária de Estado das Mulheres, Zenaide Lustosa, participou do evento e destacou a importância da mobilização coletiva. “Nossa meta é continuar correndo até que não tenhamos nenhuma mulher a menos”, enfatizou. Ela relembrou que a luta contra o feminicídio é uma responsabilidade de toda a sociedade e que ações como essa são fundamentais para que as mulheres continuem vivas e para conscientizar e engajar a população na defesa dos direitos das mulheres.

A luta contra o feminicídio continua em diversos municípios do Piauí. No dia 7 de junho, a Corrida de Enfrentamento ao Feminicídio ocorrerá em Ilha Grande, e também está prevista uma corrida em Sussuapara para a mesma data, embora a programação precise ser confirmada com a gestão do município. No dia 8 de junho, São Braz tem previsão de realizar sua corrida, sujeita a confirmação da programação.

Além disso, no dia 16 de junho, o município de Brasileira se unirá à causa com a primeira edição de sua corrida. O evento terá um percurso de 3 km e começará às 6h da manhã na Praça da Estação (Zacarias Ferreira).

A Corrida Contra o Feminicídio não é uma competição esportiva, é um símbolo de resistência e um chamado à ação para todos aqueles comprometidos com a erradicação da violência de gênero.

Tags: , , ,