Nesta sexta-feira (7), a Secretaria Estadual das Mulheres do Piauí (SEMPI) lançou a programação de 2024 do Junho das Cores, com o tema “Junho das Cores: Celebrando a Diversidade, Enfrentando a LBTfobia”. O Junho das Cores é um mês dedicado à celebração da diversidade e à conscientização sobre os desafios enfrentados pelas mulheres lésbicas, bissexuais, travestis e trans (LBT+). Esta agenda, que inclui seminários e workshops, busca, além de celebrar as identidades e experiências diversas, enfrentar a discriminação e a LBTfobia em todas as suas formas.
“É um mês em que procuramos dar visibilidade às pessoas LBTQIA+. As mulheres lésbicas, transexuais e travestis são as que mais sofrem violência, têm menos oportunidades no mercado de trabalho e enfrentam um índice altíssimo de mortes”, explica Zenaide Lustosa, secretária de Estado das Mulheres. “Estamos lançando um edital focado na autonomia econômica dessas mulheres, proporcionando não apenas visibilidade, mas também oportunidades de geração de trabalho e renda, além de abrir espaço para elas no mercado de trabalho”, enfatiza.
Os objetivos dessa agenda incluem elevar a compreensão sobre a diversidade de identidades de gênero e orientações sexuais dentro da comunidade LBT+ (Lésbicas, Bissexuais e Trans) e sensibilizar os participantes sobre as diversas formas de discriminação e violência enfrentadas por essa comunidade e discutir estratégias para combatê-las. Também visa oferecer um espaço seguro e acolhedor para que as mulheres LBT+ se sintam valorizadas e fortalecidas, estimular a criação de ambientes inclusivos em diferentes contextos (família, escola, trabalho e sociedade), e encorajar o apoio mútuo e a solidariedade entre as mulheres LBT+, promovendo redes de suporte e empoderamento.
No dia 14 de junho (sexta-feira), às 10h, acontecerá o Workshop “Decifrando Gênero: Explorando as Dimensões da Identidade”, conduzido pela Profa. Dra. Marília Passos, com o objetivo de qualificar a equipe da Casa da Mulher Brasileira e da Casa Abrigo. O evento será realizado na Casa da Mulher Brasileira e Casa Abrigo, em parceria com a AfroFem e a UFPI. Já no dia 20 de junho (quinta-feira), no turno da manhã, será realizado o Seminário LGBTQIAPN+ do Piauí – “Desafios e Oportunidades para Promover a Inclusão no Serviço Público”, no Auditório do TCE. Este evento é organizado pela Escola de Governo em parceria com a SEMPI e outras secretarias. No dia 28 de junho, haverá a entrega do Programa de Governo para a população LGBTQIA+ (em alusão ao Dia do Orgulho de Ser), no Palácio de Karnak, organizada pelo Comitê Gestor LGBT do Governo. Esta agenda ainda está sujeita a confirmação.
Outras duas atividades estão com datas a confirmar: a Roda de Conversa “Resistência e Cuidado: Estratégias para o Bem-Estar das Mulheres LBT”, conduzida pela psicóloga Viviane Moura, que será realizada no Centro de Referência Raimundo Pereira, em parceria com profissionais da psicologia e a Diretoria de Promoção da Cidadania LGBTQIA+ / SUDH/ SASC; e o Workshop “Letramento de Gênero: Compreendendo e Navegando nas Complexidades da Identidade”, que ocorrerá no Auditório da SEMPI, em parceria com a AfroFem e Engendre (UFPI).
O Governo do Piauí, através da SEMPI e em parceria com as secretarias de Assistência Social (SASC), Escola de governo, Segurança (SSP), promovem a inclusão, o respeito mútuo e a igualdade de direitos para todas as pessoas, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero, por meio de atividades educativas, culturais e de engajamento.
Tags: #junho, #JunhodasCores, #SEMPI, mulheres