Secretaria de Estado das Mulheres participa do II FONADEM para promoção e defesa dos direitos das mulheres

A secretária Estadual das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, e a diretora de Enfrentamento à Violência da SEMPI, Ana Cleide Nascimento, participaram do II FONADEM – Fórum Nacional das Defensorias Públicas para a Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres, realizado nos dias 6 e 7 de junho. Idealizado pela Defensoria Pública do Estado do Piauí e pela Comissão de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos Gerais (Condege), o evento reuniu defensoras de todo o Brasil para discutir os direitos das mulheres. A presença da SEMPI foi essencial para fortalecer sua atuação em rede e promover a defesa dos direitos das mulheres. O evento contou também com a participação da Defensora Pública Geral do Estado do Piauí, Carla Yáscar, da coordenadora do NUDEM da Defensoria do Piauí, a defensora Pública Lia Medeiros, e da socióloga e doutoranda em Estudos Étnicos e Africanos, Vilma Maria dos Santos Reis.

“A Defensoria Pública, mesmo sendo autônoma, é um órgão do executivo, e a SEMPI, também atuando em âmbito estadual, necessita dessa integração para fortalecimento mútuo,” explica Ana Cleide Nascimento, diretora de Enfrentamento à Violência da SEMPI e integrante do Instituto da Mulher Negra do Piauí – Ayabás, e da Frente Popular de Mulheres contra o Feminicídio. “A troca de experiências com defensorias públicas de outros estados nos ajudará a fortalecer nossa atuação no Piauí”, afirma. Ela destaca que, além das leis, são as pessoas comprometidas com a defesa dos direitos das mulheres que fazem a diferença, cada uma com sua própria história. “A criação de núcleos de defesa da mulher representa um avanço significativo, oferecendo um órgão especializado dentro da Defensoria para tratar de questões além das medidas protetivas, reconhecendo a mulher em sua totalidade e diversidade. É essencial compreender o ‘ser humano’ integralmente, garantindo seus direitos como um todo,” concluiu.

A coordenadora do NUDEM da Defensoria do Piauí e defensora pública, Lia Medeiros, destacou a importância do II FONADEM. “A Defensoria Pública é atualmente a instituição que mais promove e defende os direitos humanos das mulheres. Este fórum é uma oportunidade para discutirmos temas essenciais, como o enfrentamento à violência contra a mulher, justiça reprodutiva, violência obstétrica e assistência qualificada. São pautas fundamentais para avançarmos na defesa e promoção dos direitos das mulheres,” explicou Lia Medeiros.

Lia Medeiros também explicou que, ao final do evento, será elaborada uma carta de recomendações para uniformizar o atendimento e a defesa dos direitos das mulheres. “Na primeira edição, realizada em Cuiabá, foi criada a primeira carta, e aqui em Teresina, teremos uma nova carta com intenções e projetos para melhorar a equidade de gênero e enfrentar a violência contra a mulher,” contou. Ela também revelou que a 3ª edição do FONADEM será em Minas Gerais. “Esperamos elaborar estratégias cada vez mais eficazes para acabar com a violência contra a mulher,” destacou.

Tags: , , ,

 
 

Leia Também