Nesta quinta-feira (27), a Secretaria de Estado das Mulheres (SEMPI)recebeu representantes da Plan International, organização que atua em Teresina desde 2014, desenvolvendo projetos e programas voltados para crianças, adolescentes e jovens nas zonas rurais e semi-urbanas da cidade. Atualmente, a Plan International está presente em 42 comunidades de Teresina, promovendo ações que visam o bem-estar e o desenvolvimento desses grupos.
“A gente pactua algumas ações que podem ser desenvolvidas em parceria, como a capacitação das meninas jovens aprendizes que estão na Secretaria, voltadas para o empoderamento feminino”, explica a secretária de Estado das Mulheres, Zenaide Lustosa. Ela destacou que a Plan International é uma entidade internacional sem fins lucrativos que visa empoderar meninas. “A metodologia utilizada pela Plan é fundamental para o enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes. É importante realizar esse trabalho, especialmente quando discutimos o tema do estupro de vulneráveis, onde muitas meninas são estupradas e muitas vezes acabam grávidas. Nosso objetivo é sensibilizar as comunidades vulneráveis e empoderar essas meninas”, acrescenta a gestora.
O encontro teve como objetivo discutir a parceria entre as duas entidades para apoiar meninas e mulheres, fortalecendo a rede de proteção e promoção de direitos. A coordenadora da Unidade de Programas da Plan International em Teresina, Tainá Lima, ressaltou a necessidade de combater a desigualdade e a falta de oportunidades que afetam as meninas e mulheres: “Entendemos que esse contexto de desigualdade, de falta de oportunidade, é algo que a gente precisa se fortalecer e se apoiar enquanto rede.”
Essa parceria trará benefícios para as comunidades atendidas, promovendo ações que visem o empoderamento feminino e a igualdade de gênero.