Casa da Mulher Brasileira vence prêmio “Piauí de Inclusão Social” na categoria governamental

Nesta quinta-feira (5), a Casa da Mulher Brasileira de Teresina venceu na categoria “Governamental” durante a 18ª edição do Prêmio Piauí de Inclusão Social. A Secretária Estadual das Mulheres (SEMPI), Zenaide Lustosa, juntamente com as coordenadoras Andréa Bastos e Larissa Bastos, representaram a rede de proteção. A Casa da Mulher Brasileira, localizada na Rua Roraima, 2563, Aeroporto, oferece serviços integrados, incluindo Delegacia Especializada, Juizado/Vara Especializada, Atendimento Psicossocial, Brinquedoteca, Promotoria, Defensoria, Central de Transportes, Alojamento de Passagem e programas de Emprego e Renda. O objetivo é garantir a proteção efetiva, atendimento humanizado, evitar a re-vitimização e promover a autonomia econômica das mulheres.

Na ocasião, Zenaide expressou sua gratidão, destacando que trabalhar de forma integrada é um grande desafio e dedicou o prêmio a todas as pessoas que lutam e se comprometem com o feminicídio zero. Ela ressaltou que funcionam em rede, onde várias instituições colaboram de maneira integrada, uma apoiando a outra.

“Estamos em um processo de implementação da Casa da Mulher Brasileira, é a primeira casa em Teresina, já tivemos mais de 1.000 atendimentos em quatro meses de funcionamento. Agradeço ao Tribunal de Justiça e à Defensoria Pública. A mulher não precisa se deslocar da Casa para ser atendida em outro local. Temos também a Patrulha Maria da Penha, a Guarda Maria da Penha e agora com a parceria com o Pacto pela vida das crianças nós estamos com uma brinquedoteca dentro da Casa. Muito agradecimento ao Grupo Meio e que a gente continue essa caminhada de enfrentamento à violência, pelo feminicídio zero e pela vida das mulheres. Obrigada”, disse Zenaide Lustosa.

Nesta edição, 18 ações concorreram nas categorias Organização Não Governamental, Organização Governamental, Empresa, Associação e Ação Individual. Durante o evento, o governador Rafael Fonteles destacou a importância dos 40 anos da emissora Meio Norte no comprometimento em desenvolver uma comunicação séria e inclusiva, bem como destacou que é prioridade trabalhar a inclusão no seu governo.

Tags: , ,