SEMPI participa de ação da SEJUS na Penitenciária Feminina de Teresina

As internas da Penitenciária Feminina de Teresina “Gardênia Gomes Lima Amorim” tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra ministrada pela atriz, apresentadora e ex-BBB Gyselle Soares. Com o tema “Recriando sua Realidade”, a piauiense Gyselle, conhecida como Cajuína, compartilhou sua trajetória de sucesso, desde seus tempos como garçonete em uma loja de departamento até sua ascensão como atriz na Europa. O objetivo da palestra foi levar esperança e inspiração às internas, sem julgamentos, ao relatar sua própria história pessoal e profissional.

O diretor da Unidade da Administração Penitenciária Feminina, Reginaldo Moreira, destacou a importância da presença de Gyselle Soares: “Uma piauiense que venceu a resistência do preconceito e xenofobia, foi vítima de violência doméstica e está aqui compartilhando sua história de superação. A Secretaria de Justiça, com essa oportunidade, pretende proporcionar às internas uma orientação que mostre o caminho da dignidade através da educação e do trabalho. Com certeza, nossa colega Gyselle pode servir de inspiração”. Ele enfatizou que o objetivo do trabalho da unidade é a ressocialização e a prevenção da reincidência no sistema penitenciário.

Durante a palestra, Gyselle Soares falou sobre as adversidades que enfrentou e como conseguiu superá-las, algo com que muitas internas da penitenciária podem se identificar. “Minha palestra é socioeducativa, motivacional e socializadora, para que elas tenham motivação ao saírem daqui e não cometam os mesmos erros. Sempre temos chances na vida”, afirmou Gyselle. Ela ressaltou a importância de acreditar na possibilidade de mudança de realidade, independentemente das circunstâncias atuais.

Geusélia Cavalcante, diretora de Humanização e Reintegração Social da SEJUS-PI, ressaltou a relevância da palestra: “Ela abordou muitas dificuldades, mas também muita resiliência e fé em si própria. Trazer essa temática neste momento é muito importante, pois permite que cada interna reflita e perceba que existem outras opções além do mundo da criminalidade, escolhas que podem começar a ser feitas agora, recriando suas próprias realidades”.

As internas expressaram gratidão e inspiração com a palestra. Uma delas comentou sobre a alegria de ter uma “piauiense guerreira, profissional e reconhecida fora do país, trazendo motivação para todas nós”. Outra destacou a importância da autoestima para tomar decisões mais acertadas na vida.

A SEMPI apoia a reintegração social e a dignidade humana pois entende que a realidade de muitas mulheres é marcada por desafios como a misoginia e a desigualdade social, que limitam suas possibilidades de crescimento e sucesso. Momentos como esse, de interação e inspiração, são essenciais para que elas encontrem um norte e percebam que a mudança é possível.

Tags: ,

 
 

Leia Também