Secretária das Mulheres chama atenção para a proteção das mulheres através da campanha “Feminicídio Zero”

Nesta sexta-feira (12), a secretária de Estado das Mulheres do Piauí (SEMPI), Zenaide Lustosa, concedeu uma entrevista ao portal Cidade Verde para discutir a campanha “Feminicídio Zero”, um movimento nacional com apoio do Ministério das Mulheres, destacando as ações e desafios para eliminar esse grave problema social.

“Nossa meta é o feminicídio zero. São uma série de ações a serem executadas em várias áreas para que possamos avançar nesse objetivo. O dado alarmante é que 80% das mulheres que sofrem feminicídio não têm nenhum boletim de ocorrência. Além disso, 80% dos casos de feminicídio no estado do Piauí aconteceram dentro de casa. Então, o feminicídio é um crime previsível, mas ao mesmo tempo invisível, porque se a mulher não denunciar, não será possível protegê-la”, explica a secretária.

Zenaide enfatizou a importância da rede de atendimento à mulher: “Nós funcionamos em rede. Temos a rede de atendimento à mulher, e a mulher precisa procurar esses equipamentos para poder denunciar e assim avançarmos no enfrentamento”, completa. Para a gestora, alcançar a meta do feminicídio zero é um desafio para toda a sociedade.

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI), houve um aumento de 31,25% nos casos de feminicídio no estado no primeiro semestre de 2024 em comparação com o mesmo período do ano anterior. O feminicídio, caracterizado como o assassinato de mulheres motivado por sua condição de gênero, é considerado crime hediondo no Brasil desde 2015, com pena que varia de 12 a 30 anos de reclusão para homicídios qualificados por esse motivo.

Há um tempo, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, destacou que ao ser convidada pelo presidente Lula para assumir o Ministério das Mulheres, recebeu duas importantes missões: assegurar a igualdade salarial entre homens e mulheres e implementar políticas eficazes para erradicar os casos de feminicídio no Brasil.

Além disso, o Brasil possui o Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios, instituído em 2023, que visa prevenir discriminação, misoginia e violência de gênero por meio de ações governamentais intersetoriais e a participação da sociedade.

Entre em contato com a rede de atendimento para denunciar casos de violência contra a mulher

0800 000 1673 – Ei, mermã, não se cale

Disque 180 – Central de Atendimento à Mulher-