SEMPI e parceiros realizam prevenção à violência no litoral piauiense através do Ônibus Lilás

De 25 a 27 de julho de 2024, a Secretaria de Estado das Mulheres (SEMPI), em colaboração com a Secretaria de Turismo (Setur), Secretaria de Assistência Social (SASC) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI), está com o Ônibus Lilás no litoral piauiense, abrangendo os municípios de Parnaíba, Ilha Grande e Luís Correia. Esta iniciativa busca fortalecer a prevenção da violência doméstica através de serviços essenciais para a população local, como orientações jurídicas e psicológicas.

Durante esses três dias, a SASC realizará reuniões sobre o enfrentamento ao trabalho infantil e abuso sexual, e promoverá visitas ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), ao Conselho Tutelar e à Secretaria de Assistência Social. Além disso, serão realizadas ações educativas e uma blitz educativa para conscientizar a comunidade sobre a importância da prevenção e do atendimento às vítimas de violência.

“Também estamos realizando ações do Ônibus Lilás no litoral piauiense, promovendo a prevenção à violência contra as mulheres de maneira integrada. Outros municípios, como Oeiras e Dirceu Arcoverde, ainda receberão a visita do Ônibus neste mês,” explicou a secretária de Estado das Mulheres, Zenaide Lustosa.

A Diretora de Enfrentamento à Violência contra a Mulher da SEMPI, Ana Cleide Nascimento, destacou o papel das ações e do protocolo de atendimento “Ei, mermã, não se cale!”. “Estamos colocando adesivos informativos nos banheiros e em outros locais estratégicos para garantir que as mulheres que se sintam importunadas saibam onde buscar atendimento psicossocial e como cessar a violência”, explicou Nascimento. Ela também ressaltou a relevância da campanha Feminicídio Zero no Piauí, frisando o compromisso da SEMPI e da SSP-PI com a proteção e o apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade.

O Ônibus Lilás no litoral piauiense é uma oportunidade para ampliar o alcance das políticas de prevenção e oferecer suporte às mulheres.

Tags: , , , , ,

 
 

Leia Também