Servidoras da Secretaria das Mulheres Recebem Formação do Projeto Acolhe, do Instituto Natura

As servidoras da Secretaria das Mulheres do Estado do Piauí participaram recentemente de uma formação oferecida pelo Programa Acolhe, uma iniciativa conduzida pelo Instituto Natura. A formação foi conduzida por Beatriz Accioly, coordenadora de parcerias do Instituto Natura. O encontro reuniu 20 participantes, incluindo representantes de importantes instituições comprometidas com o combate à violência contra as mulheres. Estiveram presentes membros do Núcleo das Promotorias para o Enfrentamento à Violência (NUPEVID/MP), da Casa da Mulher Brasileira de Teresina, do Centro de Referência Estadual Francisca Trindade, do Centro de Referência Municipal Esperança Garcia, da Central de Acolhimento do Protocolo “Ei, Mermã, Não se Cale,” do Núcleo de Atendimento à Mulher da Defensoria Pública, da Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça, da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres de Teresina e da Secretaria de Estado das Mulheres.

O Programa Acolhe faz parte do Fundo de Investimento Social Privado pelo Fim das Violências contra Mulheres e Meninas, criado pelo Instituto Avon e Accor em 2020, e agora gerido pelo Instituto Natura. A iniciativa tem como objetivo fortalecer os serviços públicos de acolhimento e proteção à população feminina em situação de violência. O programa oferece abrigamento temporário de até 15 dias em hotéis para mulheres e seus dependentes menores de idade, além de atendimento social, psicológico, orientação jurídica e acesso à rede de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica do estado.

A parceria entre a Secretaria das Mulheres e o Instituto Natura é resultado da assinatura de um acordo de cooperação para o Programa Acolhe no Piauí realizado, em 2023. Durante a formação, as técnicas da Secretaria das Mulheres receberam instruções detalhadas sobre o funcionamento do programa e como continuar integrá-lo às ações da secretaria. Essa capacitação é essencial para garantir que as servidoras estejam preparadas para encaminhar as vítimas de violência aos serviços oferecidos, fortalecendo, assim, a rede de apoio à mulher no estado.

A presença de representantes de diversas instituições reforça a importância da colaboração integrada no combate à violência contra as mulheres no Piauí, garantindo uma rede de apoio transversal.

Tags: ,

 
 

Leia Também