A Secretaria das Mulheres do Estado do Piauí esteve presente na Reunião de Construção do Seminário Estadual das Comunidades Tradicionais de Terreiro do Piauí, realizada nesta segunda-feira (26). O encontro, promovido pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, por meio da Superintendência de Igualdade Racial e Povos Originários, contou com a participação de representantes das comunidades tradicionais e de diversas instituições governamentais.
Representando a Secretaria das Mulheres, participou a gerente e mãe de santo Joelfa Farias, que também exerce a função de gerente do Centro de Referência para Mulheres em Situação de Violência Francisca Trindade. Sua presença reforça o compromisso da Secretaria com a defesa e valorização das tradições culturais e religiosas das comunidades de terreiro, além de destacar a importância de políticas públicas que protejam e promovam esses espaços de resistência cultural e apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade.
O principal objetivo da reunião foi discutir e organizar o Seminário Estadual, que visa fortalecer as comunidades tradicionais de terreiro e criar um espaço de diálogo para desenvolver estratégias de preservação e respeito a essas culturas. A participação da Secretaria das Mulheres e da Ouvidoria-Geral do Estado do Piauí foi fundamental para assegurar que as demandas das comunidades tradicionais de terreiro sejam ouvidas e atendidas, promovendo a igualdade racial e a inclusão social no estado.
Tags: #SEMPI, AgostoLilás