ELAS VIVAS LAB
Aviso de Atualização
Informamos que nosso site está passando por um processo de atualização para melhor atender nossas usuárias e usuários. Durante esse período, algumas funcionalidades podem estar temporariamente indisponíveis. Agradecemos pela sua compreensão e paciência. Estamos trabalhando para oferecer uma experiência ainda mais completa e informativa em breve.
Por ora, todas as informações relevantes podem ser solicitadas por e-mail: secretariadasmulheres@sempi.pi.gov.br, e sempre a instituição está disponível para fornecer os dados sobre qualquer assunto relacionado à instituição de forma a respeitar as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e a Lei de Acesso à Informação.
ELAS VIVAS LAB – LABORATÓRIO DE ESTUDOS DA VIOLÊNCIA CONTRA
A MULHER NO PIAUÍ
O Elas Vivas LAB – Laboratório de Estudos da violência contra a mulher no Piauí é um laboratório intersetorial e colaborativo instituído pela Coordenadoria de Estado de Política para as Mulheres – CEPM-PI e visa a cooperação da Secretária de Segurança Pública – SSP-PI, instalado na sede da CEPM, com atribuição principal de análise, estudos e difusão dos dados de violência contra a mulher no Piauí.
A análise dos dados da violência contra mulher no Estado, a partir de diferentes fontes oficiais e abertas, permite orientar as decisões da gestora estadual no enfrentamento da violência contra mulher no Piauí. A CEPM, através ELAS VIVAS LAB, monitorará e avaliará as ações e estratégias de enfrentamento à violência contra a mulher, como base nas evidências científicas produzidas de forma permanente.
A partir dos dados já produzidos pela SSP-PI, respeitando os sigilos legais, dos bancos de dados da Polícia Civil e da Secretaria de Segurança Pública, incluindo os seguintes sistemas: SINESP, PPE, SISMVI e Salve Maria, dentre outros, é feito um mapeamento dos seguintes indicadores: feminicidio e assassinato de mulheres; violência física; violência psicológica; violência patrimonial; violência sexual; violência moral; e turismo sexual.
Após a análise desses dados para a democratização, será divulgado no site da Coordenadoria o diagnóstico dos resultados – o Boletim Integrado de mulheres em situação de violência no Piauí -, inicialmente, em um período trimestral.
Com isso, a CEPM fortalece suas atribuições de monitorar, planejar e executar políticas públicas de forma mais pontual e especifica nos territórios e cidades mais desassistidas pelo Estado em relação às violências contra as mulheres.
PLANO DE TRABALHO DA CEPM
-BOLETIM INTEGRADO DE MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA NO PIAUÍ-2022
O Boletim integrado de mulheres em situação de violência no Piauí é um
instrumento informativo, elaborado a partir das discussões realizadas no Elas Vivas Lab
– Laboratório de estudos da violência contra a mulher no Piauí, visando orientar as
decisões dos gestores públicos na área de prevenção e enfrentamento da violência
contra a mulher.
O presente boletim será publicado trimestralmente pelo Elas Vivas Lab,
constituindo um documento de democratização dos dados de mulheres em situação de
violência no Piauí.