Observatório da Mulher Piauiense

O Observatório da Mulher Piauiense é uma iniciativa da Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí (SEMPI), concebida para fortalecer a análise de dados sobre a situação social das mulheres no estado.


Seu propósito é subsidiar a elaboração de políticas públicas baseadas em evidências, permitindo identificar territórios e municípios com maiores taxas de vulnerabilidade, compreender suas especificidades e desenvolver estratégias eficazes para o enfrentamento da violência contra as mulheres e a promoção da igualdade de gênero.


Além disso, o Observatório permite a divulgação dos dados analisados e promove maior transparência nas ações da Secretaria. Dessa forma, funciona como uma central de inteligência de dados sensíveis ao gênero no estado do Piauí.

Boletim: Um panorama da rede de proteção em 2024

No início de 2025 foi lançado o primeiro estudo do Observatório, uma análise sobre diversos tipos de dados sobre a Política para Mulheres no Estado do Piauí durante o ano de 2024.

O Boletim de Dados 2024 do Observatório da Mulher Piauiense, desenvolvido pela SEMPI, tem como objetivo analisar aspectos fundamentais da vida das mulheres no Piauí, com foco em dados de violência e atendimentos relacionados às políticas públicas de enfrentamento à violência de gênero. A partir de fontes como a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP/PI), além de equipamentos como a Casa Abrigo Mulher Viva e a Casa da Mulher Brasileira, o boletim apresenta informações quantitativas para compreender as tendências e impactos das políticas públicas implementadas em 2024.


O Boletim fica disponível em PDF com uma análise detalhada dos gráficos. Esses dados também ficam disponíveis no painel abaixo, para facilitar o acesso para diferentes públicos e objetivos.