Observatório da Mulher Piauiense

O Observatório da Mulher Piauiense é uma iniciativa da Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí (SEMPI), concebida para fortalecer a análise de dados sobre a situação social das mulheres no estado.


Seu propósito é subsidiar a elaboração de políticas públicas baseadas em evidências, permitindo identificar territórios e municípios com maiores taxas de vulnerabilidade, compreender suas especificidades e desenvolver estratégias eficazes para o enfrentamento da violência contra as mulheres e a promoção da igualdade de gênero.


Além disso, o Observatório permite a divulgação dos dados analisados e promove maior transparência nas ações da Secretaria. Dessa forma, funciona como uma central de inteligência de dados sensíveis ao gênero no estado do Piauí.

Boletim: Um panorama da rede de proteção em 2024

O Boletim de Dados 2024 do Observatório da Mulher Piauiense, desenvolvido pela SEMPI, tem como objetivo analisar aspectos fundamentais da vida das mulheres no Piauí, com foco em dados de violência e atendimentos relacionados às políticas públicas de enfrentamento à violência de gênero. A partir de fontes como a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP/PI), além de equipamentos como a Casa Abrigo Mulher Viva e a Casa da Mulher Brasileira, o boletim apresenta informações quantitativas para compreender as tendências e impactos das políticas públicas implementadas em 2024.


O Boletim fica disponível em PDF com uma análise detalhada dos gráficos. Esses dados também ficam disponíveis no painel abaixo, para facilitar o acesso para diferentes públicos e objetivos.

1° Painel de Dados do Observatório da Mulher Piauiense

Dados Disponíveis no Painel

O Painel de Dados a seguir está sendo elaborado em formato de teste, apresenta alguns indicadores úteis para pensar a política para as mulheres no estado do Piauí.

A plataforma apresenta informações consolidadas e atualizadas de diferentes fontes, entre elas:

  • Distribuição Demográfica: proporção de homens e mulheres no estado, categorizada por faixa etária (Fonte: IBGE, 2022).
  • Violência contra a Mulher: registros de casos de violência de gênero, incluindo feminicídios, organizados por território e município (Fontes: SSP/PI, 2023 e 2024).
  • Atendimentos em Rede: dados administrativos da Casa Abrigo Mulher Viva, que acolhe mulheres em situação de violência (Fonte: Casa Abrigo Mulher Viva, 2024).
  • Ônibus Lilás: mapeamento das rotas do projeto entre 2021 e 2024 (Fonte: SEMPI, 2024).
  • Organismos de Política para Mulheres: localização e informações dos equipamentos e serviços acompanhados pela SEMPI (Fonte: SEMPI, 2024).
  • Anuário Brasileiro de Segurança Pública: dados referentes ao estado do Piauí divulgados no documento (Fonte: Anuário Brasileiro de Segurança Pública, 2023).


Notas Importantes

  • O Painel de Dados ainda está em fase de testes de usabilidade, funcionando como um protótipo.
  • As atualizações são realizadas semestralmente, garantindo maior precisão e confiabilidade.

Novas fontes de dados serão integradas ao longo do tempo, ampliando a abrangência das informações disponíveis.