Sesapi inicia atividades do Janeiro Branco em Teresina

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) iniciou nesta sexta-feira (10) as atividades do Janeiro Branco, campanha dedicada à conscientização sobre a saúde mental. O evento aconteceu na Praça Rio Branco, no Centro de Teresina, com ações voltadas para o diálogo sobre cuidados com a saúde mental e serviços como aferição de pressão arterial.

Segundo Jaciara Vidal, gerente da Diretoria de Atenção à Saúde Mental da Sesapi, a iniciativa busca conscientizar a população sobre a importância da saúde mental, incluindo a distribuição de materiais informativos sobre os serviços oferecidos pelo estado, como atendimento psicológico e instituições especializadas.

Equipe da Diretoria de Atenção à Saúde Mental iniciou as atividades do Janeiro Branco Foto: Letícia Rocha/Sesapi

As atividades da campanha ocorrerão todas as sextas-feiras de janeiro em diferentes praças de Teresina. No próximo dia 17 será a vez da Praça do Fripisa, no dia 24 na Praça Saraiva e encerrando no dia 31 na Praça João Luís Ferreira.

Segundo a superintendente de Atenção aos Municípios da Sesapi, Leila Santos, o “Janeiro Branco” tem como objetivo principal promover o diálogo sobre o bem-estar psicológico, combater o estigma relacionado aos transtornos mentais e incentivar a busca por tratamento psicológico.

“Cuidar da saúde mental é essencial para a qualidade de vida. Queremos fortalecer a conscientização e incentivar as pessoas a priorizarem o autocuidado”, destacou.

Minutos pela Vida

Criado em 2022, o projeto Minutos pela Vida oferece atendimento psicológico gratuito por telefone para toda a população do Piauí. De acordo com Jucilea Marinho, coordenadora de Prevenção do Suicídio da Diretoria de Atenção à Saúde Mental, o serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, com profissionais qualificados que realizam escuta, orientações e encaminhamentos para a rede de saúde estadual. O atendimento pode ser solicitado pelo telefone (86) 99442-5010.

A Sesapi reforça a importância de cuidar da saúde mental como parte essencial da qualidade de vida e convida a população a participar das atividades e buscar apoio sempre que necessário.

Diálogos sobre saúde mental e aferição de pressão arterial foram ofertados Foto: Letícia Rocha/Sesapi

Tags: , ,

 

Leia Também