II Seminário Piauiense sobre Hanseníase discute vacina e linha de cuidado da doença

O segundo dia de atividades do II Seminário Piauiense sobre Hanseníase teve início nesta quinta-feira (30), trazendo palestras sobre temas essenciais para o enfrentamento da doença. Entre eles, destacam-se o desenvolvimento de uma vacina, a Linha de Cuidado da Hanseníase no Piauí e os protocolos para o atendimento da população.

Entre os palestrantes estavam a Dra. Verônica Schmitz Pereira, pesquisadora e chefe do Laboratório de Hanseníase da FIOCRUZ, e o Dr. Ciro Martins Gomes, coordenador-geral de Vigilância da Hanseníase e Doenças em Eliminação do Ministério da Saúde.

2° seminário piauiense sobre hanseníase

“Precisamos de novas ferramentas para eliminar a hanseníase como um problema de saúde pública, e o desenvolvimento da vacina é uma dessas opções. Trazer essa informação para o Piauí e seus profissionais ajudará no processo de desenvolvimento clínico dessa vacina.” afirmou Verônica Schmitz.

“Além do apoio do Ministério ao estado do Piauí nos trabalhos envolvendo a hanseníase, aproveitamos para aprender com as experiências do estado e identificar como podemos aprimorar ainda mais esse suporte,” disse Ciro Martins Gomes.

O encerramento do II Seminário acontece ainda na tarde desta quinta-feira (30), com a premiação das experiências mais exitosas desenvolvidas no estado na área da hanseníase.

 

Leia Também