A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) esteve reunida com a referência técnica do SAMU no Ministério da Saúde para tratar da expansão do serviço de urgência e emergência no Piauí. Atualmente, o estado possui 98 bases do SAMU estadual e oito municipais.
A expansão das ambulâncias do SAMU 192 tem como objetivo universalizar o acesso ao serviço no país, melhorando o atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência para a população. “Nossa orientação é que todos os municípios do Piauí façam o pedido para ter sua base de ambulância do SAMU, possibilitando um atendimento de urgência e emergência melhor para a população”, disse o secretário de Estado da Saúde, Antônio Luiz.
Em janeiro, o Ministério da Saúde entregou dez novas ambulâncias do SAMU a municípios do Piauí para substituir unidades que já atingiram o tempo de uso. As cidades contempladas são: Curimatá e Bertolínia, que receberão duas ambulâncias cada, além de José de Freitas, Oeiras, Picos, Redenção do Gurguéia, Uruçuí e Água Branca, que terão uma nova unidade cada. Esta é a primeira entrega de 2025.
“A universalização do SAMU é uma meta do presidente Lula, e estamos aqui para orientar as equipes da secretaria e dos municípios sobre como conseguir esses veículos e centrais de regulação”, explicou Raphael Arostim, referência técnica do SAMU no Ministério da Saúde.
A meta da Sesapi é que 100% dos municípios do Piauí tenham cobertura do SAMU 192. “Estamos muito otimistas para essa implantação nas 224 cidades piauienses, que representará um grande avanço para a saúde do nosso estado”, reforça Cristiane Rocha, coordenadora do SAMU Estadual.