A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) realizou, nesta quinta-feira (13), o seminário “10 passos do cuidado obstétrico para redução da morbimortalidade materna”, em Teresina. O objetivo do evento, que reuniu gestores e profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), foi discutir e implementar ações e medidas para a redução da mortalidade materno-infantil no estado.
“Esse é um evento muito importante, onde discutimos os dez passos do cuidado obstétrico para a redução desse índice. Essa é mais uma ação para a gente estabelecer quais serão prioridades e propor ações efetivas para diminuir o número de mortes maternas no estado”, destacou José Arimatéa, presidente do Comitê Estadual de Prevenção de Mortalidade Materna, Infantil (CEPMMIF).
O seminário também contou com a participação de técnicos do Ministério da Saúde, que abordaram aspectos fundamentais para o enfrentamento da morte materna. “Tratamos um pouco sobre a importância da Rede Alyne, das inovações e novos incentivos que ela disponibiliza para a construção do cuidado materno fetal”, pontuou Julianne Oliveira, consultora da coordenação de atenção e saúde das mulheres.
A Rede Alyne corresponde a uma reestruturação da antiga Rede Cegonha, que visa o reforço nas ações dos serviços de urgência e emergência, o incentivo ao aleitamento materno, mais investimento em pré-natal, leitos canguru e modelo de financiamento por nascido vivo. A meta desse novo programa do Ministério da Saúde é reduzir a mortalidade materna em 25%
“São várias ações, no nível da atenção primária e terciária, que corresponde ao fluxo que a gestante faz do momento que descobre a gravidez, até o momento do parto e pós-parto, sempre pensando em qualificar essa assistência de forma que continua para redução da mortalidade materno-infantil no nosso estado”, concluiu Ires Amaral coordenadora da Rede Alyne no Piauí.