Por: Cláudia Bezerra / Ascom HILP
A segurança no ambiente de trabalho é um pilar fundamental para qualquer instituição, sobretudo nos hospitais, onde a rotina envolve pacientes em situações delicadas, equipamentos de alta complexidade e riscos diversos, esta necessidade se torna ainda mais crítica. Diante disso, a formação de brigadistas é essencial para garantir um ambiente seguro e preparado para responder a emergências.
Esta preocupação foi pauta, nesta terça-feira, (01), da reunião estratégica no Hospital Infantil Lucídio Portella (HILP). “A reunião teve como foco a importância da capacitação contínua dos colaboradores para agir em situações de risco”, informa a diretora geral do HILP, Leiva Moura.
O encontro reuniu a equipe do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), além de gerentes, coordenadores e supervisores do hospital, e foi conduzido pela técnica de Segurança do Trabalho, Gilzeanny Nascimento, do Centro Integrado de Atenção ao Servidor Público do Estado do Piauí (CIASPI).

“A Brigada de Incêndio dentro de uma instituição hospitalar tem um papel fundamental, atuando não apenas na prevenção de acidentes, mas também na resposta rápida e eficaz as ocorrências como incêndios, vazamentos de gases, primeiros socorros e outras emergências”, explica Gilzeanny Nascimento.
A técnica fala ainda que a capacitação dos brigadistas envolve treinamentos teóricos e práticos, simulados de evacuação e o domínio do uso de equipamentos de combate a incêndio. “Durante a reunião, foram discutidos pontos cruciais sobre a atuação da Brigada no HILP, incluindo a necessidade de atualização periódica das equipes e a realização de treinamentos regulares”, declara a enfermeira do Trabalho, Leila Mariane.
O Hospital Infantil Lucídio Portella segue investindo na qualificação de sua equipe para garantir um ambiente cada vez mais seguro e preparado para enfrentar qualquer eventualidade.
