No Dia Mundial da Conscientização do autismo, comemorado nesta quarta-feira (2), aconteceu uma visita técnica as obras do Centro Especializado de Atendimento às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista do Piauí (Cetea), que tem previsão de ser finalizada ainda no mês de abril e entregue no primeiro semestre deste ano.
O secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Mauro Eduardo, destaca que as obras estão na reta final e logo serão inseridas a mobília.
“As obras estão 98% executadas, já em fase final de conclusão, inclusive, já começando a montagem, já instalamos toda a parte de refrigeração, nos próximos dias vamos colocar os móveis. Vamos ter uma equipe multidisciplinar, com neuropediatra, psicólogos, assistentes sociais, musicoterapeuta, além de implantar uma sala multissensorial para atender as crianças com autismo na reabilitação precoce, ou seja, vai ser um centro completo e modelo para o Brasil”, frisa Mauro Eduardo.
O superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Dirceu Câmpelo, também acompanhou a visita técnica às obras do Cetea, e ressalta que será uma estrutura muito importante para pessoas autistas e suas famílias.
“Esta é uma obra muito sonhada, desejada e solicitada por toda a população. Esse sonho, graças a Deus, está muito próximo de ser realizado. Então, em meados do meio do ano, já vamos conseguir entregar de fato para uso da população. Visitamos a estrutura, que está muito bem planejada, espaçosa e climatizada. Todos os ambientes necessários para um bom acolhimento”, acrescenta Dirceu Câmpelo.
A primeira-dama e coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles, disse estar satisfeita com o avanço das obras, que em breve prestará atendimento à população.
“Estou muito feliz com o avançar desta obra, um Centro que vai ser muito importante para as nossas crianças autistas, um local de diagnóstico, tratamento e acompanhamento das crianças e das famílias. Vai ser um Centro também para orientação das famílias e dos profissionais de saúde, que lidam com as crianças, adultos também com autismo. Em breve, estaremos aqui inaugurando este Centro tão importante para as crianças e famílias”, enfatiza Isabel Fonteles.
A obra é um investimento do Governo do Estado, por meio da Sesapi e da Seid. Os recursos financeiros para a implantação do Centro são oriundos de emenda parlamentar da ex-deputada federal Rejane Dias e do Tesouro Estadual, totalizando R$ 7 milhões.