Por: Cyntia Veras
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA), em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI), deu continuidade nesta segunda-feira (07), às Oficinas de Capacitação para os profissionais das Vigilâncias Sanitárias Municipais (VISAs) em Inspeções Sanitárias.
Nesta etapa, a oficina está atendendo os 15 municípios que compõem o Território Carnaubais. A abertura do evento contou com a presença da diretora da Vigilância Sanitária do Piauí, Tatiana Chaves, e da secretária municipal de Saúde de Campo Maior, Dorilene Vidal.
A oficina conta com uma programação diversificada, que oferece tanto aulas teóricas quanto práticas. Durante o evento, os participantes têm a oportunidade aprimorar os conhecimentos sobre as Boas Práticas nos Serviços de Estética, com destaque para a apresentação do Roteiro de Inspeção de Serviços de Estética com Procedimento Invasivo. Além disso, a capacitação também aborda o Plano de Ação para as Vigilâncias Sanitárias Municipais e Saúde do Trabalhador e o perfil do fiscal sanitário.
As palestras e atividades da capacitação foram elaboradas para melhorar a prática profissional no campo da vigilância sanitária. Um dos grandes diferenciais da oficina são as aulas práticas, onde os profissionais poderão vivenciar as situações reais de cada serviço.
Os momentos de aprendizado prático ocorrerão em diversos serviços de saúde em Campo Maior, como endoscopia, drogarias, salas de vacinas e serviços de estética.
“Essas aulas práticas são essenciais para que os fiscais sanitários adquiram experiência direta e possam aplicar no seu dia a dia de trabalho”, afirmou Tatiana Chaves, diretora da Vigilância Sanitária do Estado.
A capacitação visa qualificar ainda mais os profissionais da Vigilância Sanitária do Piauí, garantindo que a inspeção e fiscalização realizadas nos serviços de saúde sejam mais eficientes e com maior qualidade.
A oficina se estende a todos os territórios do Estado, com o objetivo de garantir que os profissionais estejam aptos a fiscalizar e melhorar a qualidade de vida de todos os piauienses.