Oeiras Implanta Serviço de Atendimento a Vítimas de Violência Sexual

Por: Ascom/ HRDC

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Oeiras recebeu nos dias 21 e 22 de maio a oficina de Qualificação para a implantação do Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (SAMVVIS). O objetivo é oferecer suporte integral e humanizado a pessoas que sofreram violência sexual e procurem o serviço de saúde. A Oficina faz pare do processo de expansão do SAMVVIS no estado.

A oficina foi conduzida por Técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí e do Ministério da Saúde. Participaram do treinamento os profissionais da saúde da Atenção Primaria, Hospital Regional Deolindo Couto, UPA, assistência social, conselho tutelar, segurança pública de Oeiras e de outros municípios do Território Vale do Canindé.

Segundo a diretora do Hospital Regional de Oeiras e UPA-24h, Tays Emanuelly, o serviço tem como objetivo oferecer suporte integral e humanizado a todas as pessoas que sofreram violência sexual.

” Queremos garantir o acolhimento, assistência médica e encaminhamentos necessários. Nossa equipe multidisciplinar da UPA está preparada para atender as vítimas com empatia e sigilo, promovendo um espaço seguro”, fala a diretora.

Atualmente, o SAVVIS está presente nos municípios de Picos, Floriano, Bom Jesus, São Raimundo Nonato, Corrente, Parnaíba e Campo Maior. Teresina também possui o SAMVVIS na Maternidade Dona Evangelina Rosa, exclusivo para mulheres.

Tags: , ,

 

Leia Também