A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) promoveu, na manhã desta quarta-feira (25), uma palestra sobre com os servidores sobre letramento em sexualidade. A ação, em alusão ao Mês do Orgulho LGBTQIAPN+, visa reforçar a importância do atendimento humanizado e inclusivo dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) a esse público.
“É necessário conhecer e respeitar esse público, que sofre inúmeros tipos de violência diariamente. Trouxemos esse conteúdo para dentro da Sesapi para que os profissionais possam acolher de forma digna as pessoas LGBTQIAPN+ que usam nossos serviços”, destacou Gisela Brito, técnica da Gerência de Atenção Primária à Saúde da Sesapi.
A atividade contou com a participação de alunos dos cursos de Ciências Sociais e Serviço Social, integrantes do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde Equidade), uma iniciativa que promove ações voltadas para a discussão da equidade voltada para os trabalhadores e futuros trabalhadores da área da saúde.
“Nosso foco hoje foi a discussão das questões de gênero e sexualidade, como os trabalhadores devem acolher essas particularidades dentro dos serviços de saúde. A ideia foi justamente dialogar com esses trabalhadores sobre essa discussão, para que possam acolher com cada vez mais respeito e equidade na saúde”, frisou Sofia Laurentino, professora de Serviço Social da UFPI.