Sesapi capacita profissionais da Atenção Primária para enfrentamento da violência de gênero

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Coordenação da Saúde do Adulto e Idoso, realizou nesta quinta-feira (26), no auditório do Centro Universitário do Piauí (UNIFAPI), uma capacitação para 120 profissionais da Atenção Primária à Saúde com o curso “O cuidado à saúde do homem em contexto de violência e a proteção de meninas e mulheres no âmbito da APS”.

A Estratégia de Qualificação Profissional para a Saúde do Homem (Equalisah) foi lançada pelo Ministério da Saúde com o objetivo de repensar as masculinidades como forma de enfrentar a violência contra meninas e mulheres. A qualificação, voltada a profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), aborda conteúdos e metodologias que incentivam a escuta qualificada, o apoio psicossocial, a integração com a rede de cuidados e a reflexão sobre a relação entre masculinidades e violência de gênero.

“Esse é um projeto realizado pelo Ministério da Saúde em parceria com a Universidade de Brasília (UnB). Estamos visitando todos os estados para discutir a violência contra meninas e mulheres na atenção primária, a partir da perspectiva da saúde do homem. É um momento para dialogar sobre masculinidades, gênero e pensar estratégias de prevenção e cuidado”, destacou Jéssica Trindade, da Coordenação de Atenção à Saúde do Homem do Ministério da Saúde.

A capacitação faz parte do processo de fortalecimento da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), promovendo ações que ampliam o olhar sobre o papel dos homens na sociedade e seu impacto na prevenção da violência de gênero.

A iniciativa também busca sensibilizar os profissionais da saúde para atuarem de forma integrada com outros serviços e políticas públicas, promovendo uma abordagem mais efetiva e humanizada nos territórios, especialmente em situações de vulnerabilidade social e de violência.

 

Leia Também