Por: Fátima Oliveira / Ascom HGV
O Hospital Getúlio Vargas (HGV) foi selecionado para integrar o Programa ‘Agora Tem Especialistas’, do Ministério da Saúde, juntamente com outros hospitais em todo o Brasil. O lançamento oficial da iniciativa ocorreu nesta sexta-feira (27), no auditório do HGV, por videoconferência, com a participação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e da secretária de Informação e Saúde Digital, Ana Estela Haddad.
Durante o evento, o ministro apresentou os detalhes do funcionamento do programa, que tem como objetivo ampliar e qualificar o acesso da população aos atendimentos especializados no Sistema Único de Saúde (SUS). No HGV, serão contempladas as especialidades de Oncologia, Oftalmologia e Cardiologia, e mais a área de Ortopedia que será em parceria com o Hospital Dirceu Arcoverde da Polícia Militar (HPM).
A escolha do HGV para integrar o Programa se deu pela expressiva, Ofertas de Cuidados Integrados (OCI) já disponibilizados pela instituição, modelo que garante ao paciente o acompanhamento completo desde a primeira consulta até o final do tratamento.
Segundo a diretora geral do HGV, Nirvania Carvalho, a adesão ao programa representa um avanço importante no atendimento especializado. “Isso significa mais agilidade no tratamento de câncer, mais consultas e exames oftalmológicos, cardiológicos e ortopédicos. Antes, o paciente passava por uma consulta e esperava muito para realizar exames. Agora, com as OCIs, todo o tratamento já estará garantido desde o início”, explicou.
Na ocasião, o ministro Alexandre Padilha explicou a importância da iniciativa. “Com o ‘Agora Tem Especialistas’, vamos enfrentar os gargalos do atendimento especializado, valorizando a estrutura pública de saúde. Também contaremos com a rede privada, garantindo que a população tenha acesso facilitado ao seu tratamento”, destacou.
A meta do HGV é ofertar cerca de mil OCIs por mês nas áreas contempladas, promovendo mais resolutividade e agilidade no atendimento à população.
O secretário estadual de Saúde, Antonio Luiz, destacou que o tempo de espera para cirurgias eletivas, que antes ultrapassava 450 dias, agora está com uma média de 79 dias. “Com a adesão a esse programa do Governo Federal, a meta é reduzir ainda mais esse tempo, chegando, no máximo, há 60 dias. No caso da oncologia, o objetivo é garantir atendimento e encaminhamento para os procedimentos em até 30 dias. Esse é um esforço conjunto do governador Rafael Fonteles, da Secretaria Estadual de Saúde, do HGV e dos demais hospitais do Estado, todos trabalhando para cumprir as metas estabelecidas pelo Governo Federal no que diz respeito à saúde e à redução do tempo de espera”, finalizou.
A secretária de Informação e Saúde Digital, Ana Estela Haddad, parabenizou a todos pelo grande número de OCIs. “O HGV é um hospital de grande porte, com um amplo número de especialidades oferecidas, que se conecta ao ambulatório, que conta com 62 consultórios. Além disso, estão implantando um centro de tratamento oncológico, ampliando o atendimento na área de oncologia. Estamos muito satisfeitos em estar aqui e com as expectativas de novos resultados”, pontua.
Tags: HGV, Hospital, Piauí, Saúde, Sesapi