Por: Breno Moreno
A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), em parceria com a Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), realizou, nesta quarta-feira (16), um encontro temático sobre o “Fortalecimento da Primeira Infância, Segurança Alimentar e Condicionalidades do PBF”, com coordenadores e técnicos das 12 Regionais de Saúde.
O evento capacitou as equipes quanto às ações desenvolvidas na parceria com o Banco Mundial para o fortalecimento da primeira infância, com foco em saúde, proteção social e desenvolvimento humano. O projeto inclui o uso de tecnologia para otimizar a gestão de políticas públicas e o acompanhamento do desenvolvimento infantil, por meio do aplicativo “Piauí Primeira Infância”.
“Neste primeiro momento, estamos com os coordenadores das regionais de saúde, juntamente com os técnicos, para que eles entendam como funciona o aplicativo, o sistema de vigilância de alimentação e nutrição e como também acompanhar as crianças e famílias em situação de insegurança alimentar”, destacou Rosane Santana, coordenadora de Saúde da Criança e do Adolescente da Sesapi.
O encontro contou com dois painéis temáticos. O primeiro abordou o monitoramento nutricional no Sistema Único de Saúde (SUS), com ênfase na Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN/SISVAN). Já o segundo focou na triagem infantil ampliada e na qualidade da informação no e-SUS, com destaque para o fluxo das informações — da Unidade Básica de Saúde até a gestão estadual.
“Esta é uma das primeiras fases das atividades planejadas. Posteriormente, as ações serão expandidas para cada região de saúde. Trata-se de uma iniciativa de grande relevância para o desenvolvimento infantil, que reforça o papel da intersetorialidade na garantia dos direitos das crianças, especialmente no que diz respeito à saúde e à segurança alimentar”, concluiu a coordenadora da Sesapi.