A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) em parceria com Hospital Albert Einstein divulgam edital para o curso de aperfeiçoamento no Manejo Clínico na Atenção Primária à Saúde (APS). O curso tem como foco o cuidado integral de pessoas com hipertensão, diabetes e o acompanhamento pré-natal, condições de alta prevalência e relevância no sistema de saúde pública. Se inscreva aqui.
Destinado a médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e demais profissionais das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e Saúde Bucal prioritariamente no território dos Rios Piauí e Itauera, a formação visa fortalecer as competências clínicas e promover uma atuação mais qualificada na rotina dos profissionais das equipes de Estratégia Saúde da Família. As inscrições seguem abertas até o dia 25 de julho, conforme cronograma estabelecido em edital.
A capacitação oferece uma metodologia inovadora e integrada, com aulas teóricas, práticas e online. O conteúdo foi elaborado para refletir os desafios encontrados na APS, priorizando a resolutividade dos atendimentos e a articulação com a rede de saúde. A previsão é que as aulas comecem em setembro, com duas turmas formadas por 30 participantes cada, distribuídas em dois polos de formação no estado.
A iniciativa integra a política estadual de educação permanente em saúde e reforça o compromisso da Sesapi com a qualificação contínua dos profissionais da rede. Com a realização do curso, espera-se melhorar os indicadores de atenção primária e contribuir diretamente para a prevenção de complicações, o controle de doenças crônicas e a redução de internações por causas sensíveis, e óbitos maternos no Piauí.