A professora Cidônia Pereira Rocha, de 37 anos, natural de Barreirinhas (MA), retornou nesta terça-feira (12) ao Hospital Getúlio Vargas (HGV), para agradecer à equipe médica responsável por sua recuperação, após um delicado tratamento de um tumor cerebral que durou quase dois anos.
Cidônia conta que os primeiros sintomas surgiram em 2023, quando começou a sentir fortes dores de cabeça e outros desconfortos. Inicialmente, suspeitou de problemas de visão. “Consultei com um oftalmologista, pensando que era vista, usei óculos e não serviu de nada”, relatou. A persistência dos sintomas a levou a procurar um neurologista, que solicitou uma tomografia. O exame revelou a presença de um tumor no cérebro.

A situação exigia cirurgia imediata, mas devido à limitação de recursos em sua cidade natal, a professora buscou atendimento em Teresina, conhecida por sua referência na área da saúde. O neurologista solicitou uma ressonância magnética que confirmou a existência de três tumores cerebrais, sendo um deles com quase sete centímetros.
Inicialmente atendida no Hospital do Buenos Aires, Cidônia foi medicada e posteriormente encaminhada ao HGV, onde foi internada no dia 30 de dezembro de 2023. A cirurgia para a retirada do tumor ocorreu em 2 de janeiro de 2024.
Após um período de recuperação na UTI, Cidônia fez questão de expressar sua gratidão. “Hoje estou vindo em agradecimento, primeiramente a Deus e a essa equipe maravilhosa. Sem o trabalho deles, sem assistência, sem o amor que têm pela profissão, sem a dedicação, eu tenho certeza que não estaria aqui para dar esse depoimento”, conta emocionada.
“A história de D. Cidônia é um exemplo de superação e da importância do acesso à saúde pública de qualidade e do comprometimento da equipe multiprofissional em todo o processo de tratamento”, explica o coordenador da UTI, Caubi Medeiros.